quinta-feira, 13 de maio de 2004

Só telefonei para...

...te dar os parabéns, Stevie!
Dito assim, em Português, não soa a nada. Mas se começarmos a ouvir "I just called to say..." embalamos logo no "I love you" e "How much I care".
O Stevie faz hoje cinquenta e quatro anos.
Quis saber mais sobre ele e descobri que nasceu a 13 de Maio, no estado de Michigan , que foi baptizado com o nome de Steveland Morris e que terá sido excesso de oxigénio, na incubadora, a causa de uma lesão permanente que o privou de ver, mas não de sentir nem de pensar.
Aos sete já a música, através do piano, tinha tomado conta da sua vida e tal talento não passaria despercebido no meio destas artes e destes ofícios.
Aos vinte e um anos tinha todas as condições para se tornar artistíca e empresarialmente independente. E fê-lo!
Atento às causas, a actividade política também (mas não só)se traduziu em canções. "Happy Birthday", de 1980, fala do "sonho" de Martin Luther King e da realidade:
"We know the key to unify all people
Is in the dream that you had so long ago
That lives in all of the hearts of people
That believe in unity
We'll make the dream become a reality
I know we will
Because our hearts tell us so"
Em 1985, outra causa, outra canção: "We are the world, we are the children", single gravado por um grupo de notáveis cantores para ajudar África, as crianças.
Também há prémios daqueles que trazem o nome para as capas dos jornais, como o Lifetime Grammy em 1996 e mais dois Grammy em 99.
E também há mais causas: a luta contra a Sida, contra a droga, pelas crianças cegas ou com deficiência e pelos sem abrigo.
Parabéns, Stevie!
Vou ali a uma canção tirar-te um pensamento e trauteá-lo (em pensamento também!).

For once, unafraid, I can go where life leads me
And somehow I know I'll be strong






2 comentários:

molin disse...

Faltou a causa das mulheres espancadas em casa, num excelente duo com Baby Face, com uma música chamada 'How Come, How Long'.
O 'I Just Called to Say I Love You' esteve tanto tempo no 1º lugar dos tops portugueses que me irritou solenemente.
Mas há uma música dele, que não sei se se chama 'Zoom' e que eu adoro. Nunca a consegui encontrar. Dão-se alvíssaras a quem a encontrar...

Madalena disse...

Não pesquisa não apanhei "essa causa"! Obrigada. Pela visita e pela informação.
Também acho que se vulgarizou o I just called com tanta "passagem". Foi pena porque era e é uma cançoneta engraçada e despretensiosa!
Vou ver se alguém sabe do Zoom!