domingo, 13 de junho de 2004

Comícios de boa memória

Eu sabia que esta expressão me tinha sido fornecida por uma leitura. Procurei, procurei, na minha memória e encontrei: José Gomes Ferreira, "O mundo dos Outros".
"Embora não pareça eu ainda sou do tempo dos comícios de propaganda republicana de boa memória.
Não passava então de um miúdos de colarinhos à mamã, onde apetecia desenhar bonecos a lápis,mas, sempre que a família não se opunha, lá estva caído, nos terrenos sáfaros da ex-Avenida Dona Amélia, agarrado às abas do casaco do meu pai, com todo o silêncio à escuta.
(...)
Quando pratica maldades ou trazia para casa más notas, presumo que o pior castigo que me podiam infligir era suspender-me sobre a cabeça a vingança desta ameaça:
- Se o menino não estuda, não vai ao comício ouvir o António Zé. Agora veja lá como se porta."

E por aí adiante, José Gomes Ferreira desfila memórias de uma infância que ele diz estragada por adultos, como um tal professor de matemática: "um senhor alto ventrudo, glabro, de lunetas cínicas e feições gelidamente irónicas que olhava para nós como feras de bibe e de calção"...

Leiam tudo, que vale mesmo a pena. Não só a leitura como a reflexão sobre valores de ontem que não passaram de moda, para as pessoas boas.

4 comentários:

molin disse...

Gostava muito, mas mesmo que me dissesses onde poderei eu encontrar tal pérola satírico-literária. Ou pelo menos humorística. É que já não suporto ler a "Amante de Brecht" e quero sentir o gosto pela leitura de novo... ininterruptamente. Está em livro? Qual a editora? Conta ao tu sobrinho querido, conta...

Madalena disse...

Mundo dos outros (O) - histórias e vagabundagens
Ferreira, José Gomes
Dom Quixote
ISBN: 972201879
Preço: 4,89 € (980$00)
É uma leitura mesmo apetecível nos dias que correm. E nem está caro. Acho que vou comprar também um que o meu tem as páginas soltas de tanto ler. Foi meu instrumento de trabalho, durante vários anos, nos tempos em que as aulas eram aulas de 50m e não "blocos de 90m" como agora!
Um beijinho para ti.

molin disse...

Mau! Mas o que é isto? Preguiça? Toca mas é a escrever. Faça o favor de não defraudar as expectativas dos seus leitores. Ou pelo menos DESTE SEU leitor. ASSÍDUO!
Jinho grande
Sobrinho ansioso

eduardo disse...

Dois. Dois leitores assíduos, s.f.f..