domingo, 6 de junho de 2004

D Day aconteceu

porque homens da fibra do nosso herói (João Sem Medo) saltaram o muro do desgosto e foram para além de todos os limites, para além do medo... Para além da dor, diria Pessoa. De facto, desde os marinheiros de quinhentos que não se via coragem assim!
Há vinte anos estive lá, no palco da coragem e há dez também. Pensar que estamos a pisar a mesma areia que aqueles homens que vinham em missão quase impossível e, sem qualquer truque ou ficção, libertaram a França, a Europa e o mundo das teias de um louco!!!
Sente-se a responsabilidade de respeitar infinitamente esses homens. Muitos deixaram lá a vida, nessas praias!!! Meu Deus, como a raça humana às vezes se transcende!
Li cartas verdadeiras escritas a mães que esperavam os filhos do lado de lá do mundo. Essas mães gostavam dos seus filhos como eu gosto dos meus. O valor de um filho é universal!
Estive perto de veteranos, que voltam ali todos os anos, para assistir às comemorações.
São emoções impossíveis de descrever e de esquecer!

1 comentário:

molin disse...

Foram 12 mil que perderam a vida no Desembarque da Normandia, embora só 9 mil tenham sido sepultados lá. Um dos maiores banhos de sangue da História da Humanidade, num só ataque. Mesmo a meio do século XX!