sábado, 31 de julho de 2004

Muitos anos de vida, nesta data querida!

Hoje, nos tempos de hoje, os novos prolongam a adolescência que lhes entra pela casa dos trinta anos, sem cerimónias... Aos quarenta, assume-se a idade adulta. Aos cinquenta, teme-se a velhice e tudo o que ela traz.
A vida passa a voar. Tudo é rápido. A felicidade quer-se também rápida e instantânea. Os caminhos da vida são auto-estradas, onde não se pára quase sequer para abastecer. Não há portagens para pagar. É tudo via verde e larga.
É nestes tempos modernos que um homem sereno e muito lúcido festeja os seus cento e quatro anos. Dr Fernando Vale, homem bom, médico, fundador do Partido Socialista.
Numa entrevista que deu à televisão, surpreendeu pela simplicidade das palavras e dos hábitos: vou comprar o jornal, ando um bocadinho a pé, durmo e leio. Tenho sempre um livro à mão.
E disse mais: falou do partido que fundara e disse em qual dos candidatos recaía a sua escolha. Manuel Alegre. E em jeito de quem já está habituado a ser apenas um número, pois é assim que as pessoas hoje se consideram uma às outras, considerou coisa pouca a expressão da sua escolha. Disse mais ou menos isto: é mais um número.
Estes homens não são raros por terem ultrapassado os cem anos, estarem lúcidos e atentos.
São cada vez mais raros, por serem bons!



3 comentários:

molin disse...

Há quem viva menos e tenha uma vida cheia. Este Senhor tem uma vida imensa. Há quem não faça falta, mas Deus conserve este por mais uns quantos por aqui. Parabéns!

eduardo disse...

Verdade, verdadinha, já não me recordava dele. Relaxo meu, claro.
Obrigado por mo lembrares.

molin disse...

Sempre omnipresente, o meu Eduardo.
Já deixei recado no blog dele, mas para não ficares com ciúmes, digo aqui também (se bem que a ti, porque tenho o teu nº de telemóvel, depois eu ligava-te): vou a Lisboa na quinta (dia 5) para mostrar o Oceanário à Leonor e à Maria.