terça-feira, 19 de outubro de 2004

A chuva



A maior parte das pessoas tem uma relação estranha com o clima.
Dizem que gostam do Inverno, mas vem a chuva e o frio e ficam tristes e ensimesmadas.
Vem a Primavera e espirram. Se não fossem os malditos espirros, a Primavera era lindíssima! Mas tem fenos... Ou então não seria Primavera.
Chega-se ao Verão e com ele os incêndios e as bichas para a praia, que já não é o que era. Ainda por cima o Verão já não se goza como "soía", por causa do tal ozono ou do respectivo buraco.
O Outono, esse sempre foi triste. Mas belo. Já dizia a menina do mar que, na terra, as coisas belas são tristes.
Um dia de chuva é triste, sobretudo quando é miudinha.Forte e com vento parece mais a natureza mãe a zangar-se com os filhos homens.
Bem precisam de um ralhete!
Eu acho.

Reflexos da chuva na alma do poeta maior da língua portuguesa:

Chove. Que fiz eu da vida?
Fiz o que ela fez de mim...
De pensada, mal vivida...
Triste de quem é assim!


Numa angústia sem remédio
Tenho febre na alma, e, ao ser,
Tenho saudade, entre o tédio,
Só do que nunca quis ter...

Quem eu pudera ter sido,
Que é dele? Entre ódios pequenos
De mim, 'stou de mim partido.
Se ao menos chovesse menos!


Fernando Pessoa, 23-10-1931

2 comentários:

eduardo disse...

Das coisas mais agradáveis que a Natureza me dá, é a chuva. Preferível ao vento e ao frio. A chuva refresca o corpo e o espírito, aquece a alma e o coração. Desanuvia e embriaga a visão. Eu gosto.

virna disse...

Belo post. O poema de Fernando Pessoa e a foto da chuva.
Por aqui hoje andou chovendo também.
Um abraço,
Virna.