sexta-feira, 15 de outubro de 2004

É uma vez um planeta chamado Samantha...

Encontrei uma história linda num destes sítios por onde navego.
São sítios por mim nunca dantes navegados e normalmente chego lá por acaso. Não há grande mérito na descoberta destas pequenas histórias e, se há algum, é do vício que me prende a este mundo novo. O tempo que devia passar a ler coisas de papel, passo-o aqui, em frente ao ecrã. Às vezes, concluo que perdi tempo. Outras vezes, não!
Hoje, por exemplo, é um desses dias.
A história que encontrei é uma piscadela de olho, com a lagriminha ao canto, do lado bom da vida.
Do lado das crianças.
Em 1983, uma criança americana, de dez anos, escreveu a seguinte carta ao Presidente Soviético de então, Yuri Andropov .

Dear Mr. Andropov,

My name is Samantha Smith. I am ten years old.
Congratulations on your new job. I have been worrying about Russia and the United States getting into a nuclear war. Are you going to vote to have a war or not? If you aren't please tell me how you are going to help to not have a war. This question you do not have to answer, but I would like to know why you want to conquer the world or at least our country. God made the world for us to live together in peace and not to fight.
Sincerely,

Samantha Smith


E o Presidente respondeu na volta do correio.
E convidou a pequena Samantha a visitar o país da primeira astronauta, Valentina Tereshkova.
Depois, a pequenina Samantha escreveu sobre esta viagem e dedicou o seu livro às crianças de todo mundo. "Eles sabem que a paz é sempre possível."
Até que ponto esta menina contribuiu para o fim das graves hostilidades entre as duas superpotências?
Esta é a parte linda.
A parte triste vem a seguir: Samantha e o pai morreram num acidente de avião, dois anos depois.
É mesmo muito triste e dói. Nem mesmo a "missão cumprida" dá sentido à tragédia que vitimou a pequena "embaixatriz" da Paz, como é recordada e homenageada no Maine, a sua terra natal.
Também a União Soviética homenageou a pequenina Samantha, dando o seu nome a uma rosa, uma montanha, um diamante e um planeta.

No futuro, será sempre uma vez uma menina chamada Samantha, uma rosa chamada Samantha, um diamante chamado Samantha, um planeta chamado Samantha.
Haverá também a Paz!
É muito bom acreditar, nem que seja por alguns minutos, que haverá paz, por causa de uma menina, que nasceu no Maine e se atreveu a escrever uma carta ao Presidente russo...

1 comentário:

lique disse...

As crianças fazem coisas espantosas. A história é linda, só gostava era de saber o que responderia hoje G.W. Bush a uma criança iraquiana que lhe enviasse uma carta semelhante. É que a Rússia nunca quis, de facto, conquistar os EUA (já nessa altura a cultura do medo dominava) mas os EUA invadiram mesmo o Iraque. Beijinhos e desculpa-me porque eu adoro crianças mas o que me custa são os adultos em que elas se transformam!