segunda-feira, 21 de março de 2005

Dia da Árvore

dia da árvore
Trabalho dos alunos da Escola Básica D. Pedro Varela
E para assinalar a chegada da primavera, já que o dia, a amanhecer tão cinzento, não se mostra pelos ajustes, nada melhor do que recorrer a um dos padroeiros deste "diário electrónico" e transcrever um texto que li, pela primeira vez, há mais de trinta anos e nunca esqueci.
"Depois, nunca mais me levaram a ver a minha árvore. Não sei o que fizeram dela.
Tenho-a procurado tantas vezes em vão! Não a encontro. Não a reconheço.
Árvore da liberdade: onde estás? Responde-me: onde estás? A rasgar ventos? A cobrir de flores a tempestades? Já alguém se enforcou nos teus ramos? Já atiraste pássaros para o céu? Árvore: onde estás?
Já secaste?
(Hei-de ensinar o meu filho a plantá-la de outra maneira.)"

O Mundo dos Outros, José Gomes Ferreira

Sem comentários: