domingo, 8 de maio de 2005

A não esquecer...

WW2
O dia de hoje é celebrado por razões que têm a ver com a nossa existência e com a nossa dignidade.
Ninguém dá filhos ao mundo para que alguém lhes ponha uma arma na mão, para que eles se escondam numa trincheira, para que eles percam a vida em nome de nada, às ordens de um tolo.
Este cemitério tem semeadas vidas jovens. São nove mil trezentos e oitenta e seis vidas que ali estão para nos lembrar a guerra e a paz.
WW2 +1
Em Bayeux estão mais cinco mil, dos quais, três mil novecentos e trinta e cinco são soldados ingleses.
Visitei estes lugares três vezes e senti sempre a mesma emoção, a mesma gratidão.
Mas foi de incompreensão que eu chorei...
world war
Este soldado tinha apenas dezassete anos. Soldado? Eu diria: menino!
Do jornal de hoje, a Capital:
No dia 8 de Maio de 1945, faz hoje 60 anos, a II Guerra Mundial acabou na Europa. No Pacífico, os combates contra o Japão durariam mais três meses, mas no velho e destruído Continente era altura de respirar de alívio e fazer a festa. Mas também contar os mortos: 50 milhões de pessoas, na sua maioria civis, perderam a vida no mais devastador conflito da história da Humanidade. Mas, a 8 de Maio, importava antes de mais celebrar. E foi isso que a Europa fez, no seu Dia da Vitória. Paulo Narigão Reis
Acrescento que também chorei de medo!

5 comentários:

Anónimo disse...

Dobro-me, eu também, em memória de todos os jovens que morreram pelo fim do nazismo (e que não têm a culpa das ditaduras que se seguiram). Viva a Liberdade!, IO.

lique disse...

Mais uma guerra que iria acabar com todas as guerras! Afinal morreu tanta gente e depois dessa tantas outras tem havido.... Mas, de qualquer forma, devemos honrar a memória dos que tombaram. Beijinhos, Madalena.

Emilia Miranda disse...

Nunca compreendi "as razões" das guerras.
Um abraço,
Emília.

Anónimo disse...

Pois é Madalena,tive um domingo alucinante,neste mundo dos blogs.
Eu que não podia ver um ecrã destes à minha frente,passei um domingo inteiro a olhar para ele e voltei à casa mãe(o chuinga claro)e logo depois tive que vir aqui.
Pois é,foste tu que me deste a Mitsou (que agora fechou para obras...)e o Murcon (que me lixou a correcção dos testes...)e o lobices(que ficou com medo que eu o andasse a assediar...),depois fui parar ao noiseformind,e ao Incompetente(sangue na guelra...)passando por mais alguns.
Doi-me muito as costas,tenho que ir ouvir uma musiquinha ao BonaMusica e depois "mir" que amanhã é a doer...
Adoro-vos.Beijos mil.

Anónimo disse...

Ao menos, a Ni não faz a guerra! - a prima dela lol