sexta-feira, 31 de março de 2006

Escola!

Pudesse eu escrever isto amanhã e ser esta a mentira do dia.
Mas não é!
A verdade da escola dos tempos que correm é que a autoridade do professor, dentro e fora da sala de aula, morreu e há que enterrá-la, não vá ela ressuscitar por um milagre qualquer.
Os casos não são pontuais nem tão pouco localizados em tipos de escola, regiões do país, população escolar, zonas degradadas. O que se passa é na Escola!
Repetem-se as histórias de agressão, desde a agressão verbal à agressão física, passando pela agressão perpetrada pelo sistema adoecido de leis, decretos, informações, esvaziado de vontades, desejos, emoções, coisas de dentro de professores e alunos, onde efectivamente se devia realizar o processo ensino-aprendizagem.
Mas não!
Isto tudo a propósito do que tenho eu própria vivido nos últimos tempos e de uma notícia do Público que dava conta de mais uma agressão a uma professora, no Porto.
E tudo aconteceu dentro da sala de aula, num quinto ano de escolaridade e a professora teve de ser transportada ao hospital...
"Isto" não é Escola!!!

10 comentários:

Pitucha disse...

Pois não Madalena! Tens razão.
Beijos e bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

Pois não é a escola que nós sonhámos, nem a escola que queremos, mas é a que temos. Todo o nosso país está assim, sem autoridade, começando pela moral. Como já te tenho dito desde que as palavras contidas no conceito de cidadania começaram a ser proferidas a torto e a direito, vazias de conteúdo, perderam sentido, foi o descalabro.

Madalena disse...

Pitucha, não sei como é que as coisas andam nos outros países, mas aqui tu sabes que não estou a mentir nem a exagerar.
Aliás, nem podia estar a mentir, pois a Teresa vive os mesmos dias no mesmo espaço e sabe bem do que falo. Ela não me "deixa mentir", como se costuma dizer.
Beijinhos, Pitucha e Teresa!

Anónimo disse...

Não é escola, não é mundo, não é vida! Qual a solução? Invade-me uma profunda tristeza pela impotência que sinto.
Beijinhos, Madalena

Anónimo disse...

Isto é a escola num país que se está nas tintas para a Educação, daí o desprezo por quem ensina - beijo, Mad', IO. E quer o outro a Finlândia, isto é os EUA no Iraque.

Madalena disse...

Dói, Laura, sobretudo quando temos ainda crianças nossas a sair do colo. Já é dia 1. Parabéns. Beijinhos à menina que faz hoje anos. E para a avó e para a mãe e para a tia, também!
Chuinguita, apetece dizer: e a Finlândia aqui tão perto! É que nos dias de hoje a Finlândia é perto de tudo e nós cada vez ficamos mais pobres. Os números dizem-no, não é verdade? República Checa e Eslovénia já nos passaram à frente. Pelos menos na Eslovénia está a minha sobrinhita que eu espero tenha uma escola melhor.
Beijinhos para ti, também!

Anónimo disse...

Madalena
Para ti também já é dia 1.
Para ti também muitos parabéns.
Para o teu filho muitos parabéns também.
Beijinhos

Anónimo disse...

Pois é Madalena,é a escola que temos!!!porque é o País que temos!!!Educação não dá votos;Cultura não alimenta...dizem eles...e os Pais? Telemóveis para todos,carrões à porta etc.e se a boa educação não vem de casa...nós fazemos por um lado e eles desfazem por outro!!!Assim não dá.
Educação em casa e na Escola de mãos dadas é a única solução.Beijinhos grandes.

papoilasaltitante disse...

Pois e depois há coisas assim para ajudar (vai ver o post da Fábrica de hoje)...
è uma tristeza... ou tomam medidas ou então, sinceramente não sei onde isto vai parar!!! É mesmo como tu dizes a autoridade do professor RIP...
Beijos solidários colega!

IC disse...

Como comentário, limito-me a transcrever o que se lia no final do editorial do último Pontosnosii (Santana Castilho): "e que assumam, de forma consequente, que os problemas nucleares do seu ministério são hoje o facilitismo e a indisciplina."