segunda-feira, 1 de maio de 2006

Primeiro de Maio

1demaio
O dia apetecia o sol, a luz, a proximidade do mar, a proximidade dos outros.
Neste dia especialmente dedicado aos menos favorecidos, recordo-me de um texto de um Livro de Português em que Soeiro Pereira Gomes falava do mar e das crianças da sua rua que tinham ido ver o mar. E tinham voltado tristes, o que parecia não ter sentido. Mas ele sabia porquê.
Pode haver alguma suspeita de demagogia quando se repete o discurso contra as desigualdades e injustiças sociais.
Correndo esse risco, eu lamento que ainda hoje haja crianças que moram, como as do texto, na Rua Detrás, porque a vida delas se situa mesmo detrás de outras vidas, sugeridas, impingidas na ilusão, só aparentemente inocente, da publicidade e das novelas.
Correndo esse risco, até o próprio Presidente da República (em quem não votei, pelo que me sinto, pelo menos neste parágrafo, mais livre da suspeição) se refere a todos os que moram na Rua Detrás.
(...)
O dia apeteceu o sol, a luz, a proximidade do mar e proximidade dos outros!

3 comentários:

IC disse...

Devia ter vindo aqui de manhã para ficar sugestionda pelo sol... a proximidade dos outros..., pois fiquei em casa. Fiquei, talvez em parte por outras coisas que dizes, que lembras, que me fazem o estado de espírito andar oscilante.
Beijinho, Madalena, e obrigada pelas tuas visitas.

papoilasaltitante disse...

Pois... Há meninos que nunca viram o mar e nem sabem o que é um centro comercial. E como está provado, na nossa profissão apercebemo-nos disso mais do que ninguém!
A foto é linda e de um local que eu gosto tannnntooo!!!~
Bjs

Anónimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»