quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Encontrar

Encontrar "alguém" é sempre gratificante. Neste caso, não se trata de um encontro real! Nem mesmo de um encontro virtual.
O que eu encontrei, há pouco, foi um blog, com uma extensa referência a alguém que eu conheci, simplesmente, porque "lhe" entrei na família, longe da mesma terra, dele e minha, Moçambique: o Jaime! Eu não conheci o Professor Doutor, eu conheci o Jaime, o primo direito da minha sogra, por quem toda a família nutria um carinho imenso.
Transcrevo, com orgulho, a nota biográfica que encontrei aqui, no blog Fauna Bravia, Caça e Caçadores de Moçambique .
Ao Celestino, o meu obrigada, pela memória bonita que trouxe à tona!
“Nasceu em Lourenço Marques, em 18 de Agosto de 1920, nesta cidade tendo feito os estudos primário e secundário, depois do que esteve em Portugal durante o período de 1940-1946, ali se tendo licenciado em Medicina Veterinária.
Regressado à sua terra natal, após a formatura, nela actuou sempre, integrado em diversas instituições do Estado (Serviços de Veterinária e Missão de Combate às Tripanossomíases), onde atingiu os escalões de médico-veterinário-chefe e de investigador.
Após a instituição em Moçambique do ensino universitário, decidiu abraçar esta carreira, durante ela se tendo doutorado em Medicina Veterinária e ascendido à posição de professor catedrático, em que actualmente se encontra.
Durante a sua já longa actividade profissional, subscreveu para cima de 250 trabalhos de natureza científica, além de mais de uma centena de artigos de divulgação técnica e de grande número de escritos jornalísticos, parte dos quais sob o pseudónimo de “Moçam-Said”.
Mercê da sua acção, durante para cima de vinte anos, estreitamente relacionada com os problemas da mosca tsé-tsé e da fauna bravia, votou ao estudo desta a maior das atenções, preocupando-se sobremaneira com as questões da conservação da Natureza.
O presente trabalho é, em parte, fruto dessa sua dedicação aos problemas da fauna selvagem.”

Este é o Jaime que eu encontrei e que eu recordo!
(Talvez um bocadinho mais velho!)
Deixei, como comentário, essa recordação, um pouco mais detalhada: o Jaime era brilhante na sua capacidade de entender os outros. Era o exemplo da verdadeira tolerância: generosa e inteligente!

Sem comentários: