segunda-feira, 31 de março de 2008

Amanhã

Levamos todos nos nossos nervos a saturação do vídeo e dos comentários ao vídeo.
Ninguém fica igual depois deste episódio e do reconhecimento da sociedade em geral de que há violência nas escolas. O que íamos contando aqui e ali era interpretado como incompetência dos professores, incapacidade para disciplinar uma turma e as vozes que se levantavam eram ignoradas. Mithá Ribeiro escreveu muito sobre a indisciplina. Eu estive em duas conferências em que o ouvi falar da sua experiência e das suas ideias de combate à indisciplina. Claro que as suas ideias eram impopulares para quem não quer levantar ondas e tem medo.
E chegamos finalmente ao MEDO!
Quem é que tem medo e de que é que se tem medo?
Os órgãos das escola têm medo de não cumprir. É razoável que se sintam assim, pois nem todos temos de estar dispostos a apanhar com um processo em cima.
Depois há o medo dos professores: a imagem que passa de um professor que tem turmas indisciplinadas é a da incompetência do próprio professor. Acresce a este medo o da retaliação dos alunos e das famílias dos alunos. E há ainda o medo de confessar o medo, de admitir a fragilidade da nossa humanidade. Caramba, apetece gritar: somos professores. Não somos domadores de feras!
Amanhã levamos muitas expectativas e poucas certezas. Já muito por aí se disse que nada vai mudar. E, se não mudar nada e já amanhã, não muda nunca. Amanhã uns e outros vão medir o pulso à situação e...

4 comentários:

Pitanga Doce disse...

Madalena, tenho lido em vários (muitos) blogs a situação grave em que se encontram os professores, dentro e fora da sala de aula. Mas o que foi que aconteceu ao país? Tive o meu rapaz mais novo a estudar aí no ano de 97. Estava no sexto ano e ainda fez metade do sétimo, caso contrário voltaria e ficaria muito tempo sem aulas aqui, pois o calendário escolar não coincide. Lembro-me bem do respeito que havia nas salas de aula. E era numa cidade do interior! Não faz tanto tempo assim para que as coisas tenham tomado a proporção que tomaram. Se fossem casos isolados, mas não! Agora a violência nas escolas em Portugal já faz parte do dia a dia de professores e alunos! Eu fico tão triste com isso, porque tenho um professor em casa e sei o quanto é trabalhoso e a responsabilidde que têm na formação de um cidadão!
Espero que alguma medida seja tomada LOGO, em vez de tantos debates televisivos (que é o que costumam fazer)e ficarem no famoso "jogo do empurra".

beijos doces de Pitanga

Pitanga Doce disse...

Ih, falei taaanto!

Flávio disse...

Acho lamentável. O telemóvel é um objecto de uso pessoal e privado, a professora não tinha nada que deitar a mão.

Flávio disse...

ESTOU A BRINCAR