sábado, 22 de março de 2008

Escolas e tempos

"A velha escola do Senhor Botelho. Mais sol, mais higiene, menos gramática e menos palmatoadas." Miguel Torga, Dezembro de 1976.

Pink Floyd- 1979
"A dita aluna berrou e agrediu a professora. Não a deixou sair da sala. À volta, a turma ria e comentava: "Olha que a velha vai cair!", por exemplo. No fim, já havia um molho tumultuário e confuso, que outra criancinha prestavelmente filmava e que dali a pouco apareceu no YouTube e, a seguir, na televisão. Convém acrescentar que a professora era pequena e frágil e a aluna alta, anafada e forte. A brutalidade da coisa constrangia." Vasco Pulido Valente, Março 2008

2 comentários:

luis manuel disse...

Escolas e tempos... outros tempos ! Não que me lembre dos de antigamente como o melhor exemplo ou os mais saudáveis. Havia abusos, havia castigos desnecessários.
Havia algumas escolas como a do Senhor Botelho, por isso houveram pessoas que trouxeram até nós tanta riqueza.
Mas... hoje não há respeito pelo outro. Não há sentido do dever, não há o reconhecimento dos valores que impedem os seres humanos de agir irracionalmente.

Trazer aqui Miguel Torga é uma lembrança acertada.

Pela fantasia, recuperamos a solidariedade. De gigante chega uma pequena ajuda. Aquela pequena ajuda que tanto pode fazer no nosso mundo.

Dia do pai...felizmente,. há memória.

Uma Santa Páscoa

Unknown disse...

O grupo, a música traz-me à memória tempos tão bons que nem a consigo associar à cena triste.
Pink Floyd mexe realmente comigo.