sexta-feira, 10 de abril de 2009

Lugar Comum

Era uma vez... um grupinho de meninos que gostava de tocar guitarra e cantar, e, sem saberem muito bem como nem porquê, foram catapultados para um mundo de sucesso que lhes trouxe amarguras e sobretudo o fim das amizades verdadeiras, aquelas que aprendemos enquanto estamos a crescer, por fora e por dentro.
Claro que os sábios e os cultos não reconhecem nesta sinopse a história do grupo que fez a banda sonora das nossas vidas quando adolescentemente dávamos os primeiros passos de dança na vida do amor.
Mas é isto que eu sinto quando as memórias minhas se misturam com os filmes a preto e branco dos miúdos de Liverpool. Nenhum fenómeno de popularidade actual se pode comparar à dos Beatles. Foi a música, foram os sapatos-meia-bota, com elástico de lado, os fatos lisos do princípio da fama que saltaram rapidamente para os baús, as gravatas dos primeiros concertos e aparições públicas, as camisolas de gola alta, os cabelos... Os rapazes tiveram de rever critérios ou alinhavar meia dúzia de argumentos não fosse alguém chamar-lhes mariquinhas. A base de toda esta mudança não é de facto material, mas sim uma necessidade global de se vestirem novas ideias e uma nova maneira de estar na vida e no mundo.
Será que estes miúdos (chamo-lhes eu hoje assim, do alto da minha quase sexagenária idade!) estavam preparados para tanto êxito? Nem eles, nem nós, nem nunca ninguém pode estar. Há um ditado que diz que o caminho se faz, caminhando; também a mudança se faz, mudando.
O grupo acabou na Primavera de 1970. A data de hoje é indicada como data oficial.
A mudança, contudo, continuou a contar com estes cabeludos irreverentes que ficarão para sempre gravados na História da Ideias e não só.
Let it be foi o nome do albúm gravado no auge do "fim".
Para mim a letra sabe-me a tema e a lema:
When I find myself in trouble, let it be!

2 comentários:

IO disse...

Contigo na banda sonora que também nos fez, Mad': Beatles, ainda hoje vos ouvimos!
beijo,
IO

IC disse...

Oh... os Beatles... let it be... :)Claro que ainda hoje ouvimos!
Mas vim desejar-te boa Páscoa. Muitos beijinhos.