sábado, 15 de agosto de 2009

A mesma Tourada

Ontem ouvi a Tourada, cantada ao vivo, pelo mesmo Tordo. Sim, pelo mesmo Tordo. É que hoje dou por mim a comparar as pessoas com elas mesmas.
Não há mal nenhum em mudar. Claro que não! Se o nosso corpo muda...
Mas a verdade é que raramente aprecio as mudanças, quando os valores se diluem na espuma dos interesses. E, por isso, gostei muito de ouvir ontem a Tourada. Na minha emoção passou a homenagem a um tempo em que o desejo de liberdade era uma constante na expressão artística, sobretudo na cantiga, no teatro e na literatura. E a cantiga chegava a quase todos e andava de boca em boca. Contagiava!
É que volta a fazer sentido desejar outra vez a liberdade. Por muito que se julguem mortos e enterrados os mecanismos de repressão, os novos espartilhos da liberdade são perigosos porque são dissimulados e estrategicamente activados em áreas de sobrevivência, como seja o emprego. As maneiras de chegar ao poder absoluto cada vez são mais parecidas com o que se pode chamar baixeza.
Gostei de ouvir o Tordo, porque pude ver com "estes olhos" que continua um homem alto, em corpo e em voz!

2 comentários:

IO disse...

Este teu sentido post dava um ensaio. Ainda que em desacordo com o voltar a fazer sentido ter desejo da liberdade. Não há comparação possível com esse tempo de que temos saudade porque foi o da nossa juventude e tivemos o privilégio de vivê-lo com a esperança em dias que se adivinhavam a caminhar para um tempo melhor, o da Liberdade que Abril trouxe.
Alcançada a democracia, a culpa é (só) nossa, se isto chegou onde está. É como diz a canção da Elis, "quem me ensinou (...)", passou-se para a grana dos que combatia quando 'o' admirávamos.
Um beijo grande, Mad'.
Uma que, ainda que ache que o Tordo apesar de alguns 'outros' voo, continua a gostar que ele ainda cante a Tourada, esse crescendo de música que tem letra de Ary dos Santos.

IO disse...

Isto de escrever de manhã... nova versão do último parágrafo do meu comentário acima:
Uma que, apesar de alguns 'outros' voos do Tordo, acha que ele se mantém minimamente coerente e continua a gostar que ele ainda cante a Tourada, esse crescendo de música que tem letra de Ary dos Santos.