sábado, 12 de dezembro de 2009

Oh Christmas Tree

Os meus filhos impõem que eu continue a colocar, "na casa", os sinais do Natal.
Como disse alguém, se o Natal não estiver no nosso coração, não estará, certamente, debaixo de um ramo da árvore de Natal. Mas, enfim, não será por minha culpa que o natal vai deixar de estar assinalado simbolicamente cá em casa.
O meu critério maior é a simplicidade e, dentro da simplicidade, o meu gosto pessoal. Os enfeites que eu prefiro são as bolas de papel, com figuras antigas que nos remetem para um espírito de Natal menos corrompido pelo consumismo dos nossos dias.
Tenho um presépio de figuras muito simples, de barro (ou gesso, talvez!) que continuo a colocar ao pé da árvore. Tenho dois Meninos Jesus. Um deles partiu uma perna e eu não consegui deitá-lo fora, atacada pelo preconceito de estar a eliminar um Menino Jesus com uma deficiência. Então resolvi que ficariam os dois! Quer eu queira quer eu não queira, o Natal não se apresenta assim com um fenómeno isolado dos outros dias da vida.
Na literatura aprendemos grandes lições. Uma das mais belas lições sobre o significado do Natal, chegou-me pela escrita de Torga: O Natal do Garrinchas.
Ali está a ideia reconfortante que o Natal está no pensamento dos homens e em mais lado nenhum. Fiquei eterna admiradora do Garrinchas, pedinte que ousa fazer o papel de S. José, no presépio improvisado. num recanto de uma igreja.

10 comentários:

Anónimo disse...

Márcia diz;
...e ficou muito bonita a tua árvore,Madalena,embora tenha sido montada por insistencia dos filhos...o que não fazemos pelos filhos....oh!
Vim desejar uma boa noite,e um bom domingo tambem,e, dessa vez, não as tantas da madrugada.
beijinhos e jinho pelo jinho que deixou no blog da Teresa para mim.
Dorme com Deus!

Natália Fera disse...

Madalena.
Eu continuo a gostar mais das árvores assim,a minha também só tem bolas,penso que hoje se alterou muito os simbolos de Natal,ou sou eu que estou a ficar velha,mas a velhinha árvore é sempre bonita,pena não termos o cheirinho a pinheiro dentro de casa,mas infelizmente todos se calhar contribuimos um pouco com esse gesto para hoje estarmos com o planeta mais poluido....Será?
Beijinhos e um bom domingo.

O Baú do Xekim disse...

Olá MADALENA.

Muito boa tarde.

Feliz domingo.

Beijinhos

Gatapininha disse...

Olá Madalena

Obrigada pelo comentário no meu post, parecia que tudo tinha gelado!Acho que vou pensar duas vezes para a próxima, ou não! hehehe

A tua árvore também passou no teste das pulguitas hehehe
Elas adoram ver as árvores dos blogues.

Fartei-me de rir com o teu preconceito, agora tens gémeos, eu tou para ver quando tiveres netinhos como é que vais descalçar essa bota!

Espero que a tua mãe já esteja melhor.


jokas e boa semana

Teresa disse...

Muito gira a história do Menino Jesus. Só mostra o teu bom coração, que nós já nos habituamos a descobrir.
Uma grande beijoca,
TeresaP

Graça Pereira disse...

Está linda a tua árvore e a enfeitá-la, para além das bolas, o teu espírito de Natal que é o mais importante...Esse, nunca passa, venham as modas que vierem sobre as "Christmas Tree"... Mas eu continuo a afirmar: preferia a minha velha casuarina!!
Beijocas e boa semana.
Graça

EP disse...

Olá Madalena

Gostei muito da árvore e dos meninos Jesus, mas o teu espírito de Natal é do coração e
é esse que eu mais aprecio.

Beijinhos

Natália Fera disse...

Madalena.
Vim desejar-te uma óptima semana.espero que esteja tudo bem com a tua Mãe.
beijinhos.

Unknown disse...

Já somos duas, no que toca a filhos que insistem na árvore de natal...a bem dizer, insistem porque sou eu que a faço e desfaço....
Tenho um presépio muito bonito (deu-me a minha mãe, é precioso pelas recordações da minha infância, até musgo íamos apanhar) e, porque é quase peça de colecção, é da Rosa Ramalho. Tenho tanto medo que se parta que quase nunca o exponho, pois uma das peças já sofreu um embate no ano passado (tinha um cachorrinho, o golden retriever chegou em Dezembro). Vou tentar que vocês vejam a minha árvore (tenho que conseguir encontrar o programa que o meu telele precisa para passar as fotos). Um grande beijinho

Lina Querubim disse...

Olhaaaaaa só agora descobri o blogi :-0 vou a tempo???
Andam aqui todosssssssssssss
Beijos