sexta-feira, 26 de novembro de 2004

A Alice faz anos!

Quem diz anos, diz séculos.
A minha fonte diz que há cento e quarenta dois anos, a "Alice no País da Maravilhas", ainda em manuscrito, foi presenteada, nesta data.
A destinatária deste presente de Natal chamava-se Alice e tinha dez anos. Era filha de um colega de Lewis Carroll, que não se chamava assim, mas sim, Charles Lutwidge Dodgson.
Charles tinha trinta anos, era matemático, em Oxford e sofria de uma gaguez grave que não se manifestava quando conversava com as crianças, que deliravam com as suas histórias prodigiosas de imaginação.
"Alice no País das Maravilhas" só seria publicada três anos mais tarde, numa edição paga pelo próprio autor, onde pela primeira vez aparece o pseudónimo literário Lewis Carroll.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, Alice! _ IO.

Águas de Março disse...

Parabéns à Alice, e a todos nós que tivemos a sorte e o previlégio de a ter conhecido. Curioso que de vez em quando, ainda lhe lhe passo os olhos por cima.
Um beijinho, bom fim de semana.
Ana Maria

lique disse...

Ora bem e eu que até me chamo Alice tenho que assinalar esta efeméride de uma personagem pertencente a uma obra de imaginação extraordinária! Parabéns à Alice. Beijinhos para ti.