domingo, 18 de setembro de 2005

Professor colocado...

...em Eton, a 18 de Setembro de 1917. Tinha vinte e três anos e viria um dia a ser muito falado pela visão de futuro que pessimisticamente inventou, numa obra a que chamou "Brave New World" e que a Editora "Livros do Brasil" publicou, com o nome de Admirável Mundo Novo.

Imagem daqui
Este professor, Aldous Huxley, teve um aluno que se notabilizou também numa ficção de futuro: Eric Blair, conhecido no mundo das letras por George Orwell, o criador da entidade Big Brother.
Eu não sabia que estes dois homens se tinham alguma vez encontrado de um modo real, ainda por cima numa relação professor-aluno, mas sempre tive para mim que as duas obras se interligavam de alguma maneira, quanto mais não fosse na falta de esperança para o futuro da humanidade.
Contudo, nem um nem outro me convenceram que o mundo podia vir a ser tão mau!
Hoje talvez já acredite menos num mundo melhor, mas sobretudo devido à falta de cuidados que temos para com o nosso planeta-lar!

2 comentários:

Anónimo disse...

É um dilema. Às vezes acredito num mundo melhor, outras não. Ultimamente tenho andado na fase de não acreditar. Vejo sordidez a mais à minha volta, mas como me ensinaram que as forças do bem vencerão, não posso, não quero, deixar de acreditar.
Beijinhos

lilla mig disse...

Sim, às vezes penso como pode a nosa bolita aguentar tanto atentado e ainda ter sítios paradisíacos...