domingo, 19 de março de 2006

Medley de aniversários

Glenn Close faz cinquenta e nove anos. Nunca a conheci muito mais nova. Parece-me que alcançou o estrelato já com a madura idade evidente mais no rosto do que na figura. Tinha quarenta anos quando filmou "Atracção fatal"!

Ursula Andress, uma das mais sensuais bond girls, faz setenta. As bond girls também envelhecem, claro!

Bruce Willis faz cinquenta e um. "É bonito e apresenta-se bem..." É um cinquentinho, como dizia o MEC, e a idade ainda não lhe fez muito estrago.

Herman José faz cinquenta e dois. Alto e pára o baile que aqui há muito para dizer. Este Herman de hoje não é o mesmo Herman que nós víamos há uns anos. Vi-o, pela primeira vez, no Teatro Villaret, na "Gaiola das Loucas". Depois, ainda no tempo da TV a preto e branco quem perdia uma exibição do Sr Feliz e do Sr Contente?!
"Diga à gente, diga à gente, como vai este país?"
As crónicas do Herman na TSF acompanharam-me muitos amanheceres na auto-estrada do Norte, a caminho de Manique do Intendente. O Bernardo Teixeira da Cunha foi, para mim, uma das suas mais hilariantes criações.
A Ministra da Educação faz hoje cinquenta anos. A popularidade da ministra é grande sobretudo para os que não estão na escola e não vivem os problemas que sobem de tom todos os dias e que já vão sendo notícia nos jornais.
Que a idade lhe traga a sensibilidade que é necessária para reerguer a Escola, tal qual nós, professores, a quisemos, há muitos anos atrás. Nós que passámos por reformas, continuando a formar pessoas (Nunca desistimos, já reparou?) e vemos o nosso "ganha-pão" vilipendiado por todos os que não sabem que ensinar é para nós tão natural como respirar. Se fosse de outro modo, já teríamos mudado de vida.

2 comentários:

papoilasaltitante disse...

OH se teriamos! Grande conselho esse Madalena!A Milú faz hoje anos...parabéns, mas subscrevo INTEIRAMENTE tudo o que dizes em seguida!



Também e penso dessa forma em relação ao Herman!!
Bjs

Carlota disse...

Fico-me pela Glenn Close, que é uma das minhas actrizes favoritas!
Beijola