quarta-feira, 17 de maio de 2006

Leões em segunda mão

Sometimes the things that may or may not be true are the things a man needs to believe in the most. That people are basically good; that honor, courage, and virtue mean everything; that power and money, money and power mean nothing; that good always triumphs over evil; and I want you to remember this, that love... true love never dies. You remember that, boy. You remember that. Doesn't matter if it's true or not. You see, a man should believe in those things, because those are the things worth believing in.
Pode dizer-se em português, mas prefiro repetir em Inglês as verdades que ouvi ontem (ou hoje, de madrugada!) da boca de Robert Duvall, no papel de um homem velho que espera apenas a morte, lamentando tudo o que de bom a vida tinha e já lá vai. Ele não sabia, mas a vida preparou-lhe uma última aventura, que deu sentido aos seus dias e aos do irmão (Michael Caine) igualmente velho, mas não tão abatido pelas boas memórias da juventude. Essa aventura foi precisamente a de educar um sobrinho e de lhe fazer passar os valores referidos na fala: há coisas em que vale a pena acreditar!
Quanto ao leão, convém dizer que era uma leoa que se comporta como fiel cão de guarda, mas com um coração fraco que não resiste a um combate vulgar para qualuqer elão que se preze... Pelo menos morreu com dignidade, dizem os dois velhos. Nem sempre estão de acordo mas o que os une é bem mais importante do que uma opinião sobre isto ou sobre aquilo. Morrem no mesmo acidente, depois da tarefa cumprida de educarem o garoto. Como a leoa, morrem com a dignidade das suas memórias: despenhando-se contra o celeiro, numa máquina voadora de uma guerra muito antiga (talvez a primeira!), numa tentativa de atravessar o tal celeiro...

Imagem daqui
E, em tempo de coisas felizes que os aparelhos cá de casa vão fornecendo, vale a pena dar uma segunda oportunidade à macã, não em segunda mão enm de segunda escolha. A original. A primeira. A do Paraíso. Mas para isso é preciso ouvir o Fernando Alves e os seus Sinais do "País do Acho"!

1 comentário:

Pitucha disse...

Pelo título pensei que ias falar de futebol...o mundial anda a dar-me cado do sistema!
:-)
Beijos