terça-feira, 22 de agosto de 2006

A volta

Lamentando,como sempre, desiludir os amantes do desporto, confesso a minha ignorância absoluta em quase tudo o que diz respeito ao desporto, seja ele rei, nobre ou vassalo!!!
Contudo, nem sempre se trata do entendimento da coisa em si, mas do acontecimento que marca o tempo. Com o ciclismo, por exemplo.
A Volta a França é mais do que um facto puramente desportivo. Eu acho!
Chove no inverno, o sol brilha no verão e em Julho os ciclistas percorrem as belas estradas de França, para, em Agosto, pedalarem o Portugal dos pequeninos e dos grandes que se torna enorme pelas figuras que o ciclismo português conheceu. Claro que me refiro a alguém que vi nos ecrãs da tv, pelas glórias e não só. O "herói" caiu numa traiçoeira estrada algarvia, vindo a morrer por causa dessa queda, e a sua morte valeu uma reflexão séria sobre as condições do Hospital de Faro, que só depois passou a ter serviço de Neurocirurgia.
Não quero desviar-me da volta, nem do ciclismo, nem do desporto em geral, porque ontem "abriu" a época para os leões cá de casa. Por outro lado apetece-me recordar desportistas de outras eras que "vestiam camisolas" e não eram devorados por marcas e máquinas de marketing.
E se eles trouxeram glória à língua-mãe e ao cantinho à beira-mar plantado!
Descobri cá em casa umas publicações que prestam justa homenagem a alguns desses gigantes. Alguns nomes nem nunca tinham chegado aos meus ouvidos. Chegam agora aos meus olhos os seus sorrisos simples, como é simples o papel que os suporta.
E é na simplicidade que reside a verdade!
barbosa
E no ciclismo também os leões fizeram história!
ciclismospo
Joaquim Agostinho é justamente lembrado pelo Sporting, na celebração do centenário.

Na estrada que liga Torres Vedras à Praia de Santa Cruz está ainda a casa do campeão, com uma bicileta no portão. A vida continua a pedalar, para lá desse portão. E para cá, também!

3 comentários:

125_azul disse...

Lindo o post anterior e justíssima a homenagem neste! Que pessoa interessante e delicada és de certeza! Continuação do que for melhor paraa tua mãe e beijinhos para ti. A minha net continua ranhosa...

Anónimo disse...

Pelos vistos os teus leões fizeram-te absover outros desportos. O ciclismo, esse desporto tão duro, o qual estou habituada desde há largos anos. Na 1ª semana de Agosto, há quem não saia de casa sem saber quem ganhou mais uma etapa da volta a Portugal. Só quem já percorreu aquelas estradas na serra, no mês de Agosto , pode avaliar o esforço a que são obrigados naquelas subidas...Eu não percebo nada de ciclismo, mas admiro quem consegue tamanhas proezas.
Bonita a tua homenagem.
Espero que tudo esteja melhor com a tua mãe.

Nelson Reprezas disse...

O post é, como sempre, "comprehensive", mas tem uma falta terrível. Não é que publicas capas dos suplementos do "Cavaleiro Andante" e nem um alusãozinha, uminha que fosse, ao "Cavaleiro Andante"? Afinal, a revista onde eu aprendi a ler aos 4 anos e onde, aos 5, já me deliciava com o Professor Mortimer, com Sexton Blake, Luis Euripo, Príncipe Valente e tantos outros... Cheguei a ter de ir à biblioteca do bairro (antigamente havia bibliotecas nos bairros...)para ler o CA, por ter gasto ocasionalemnte o meu pocket money em bonecos da bola :))) Curioso também que o Cavaleiro Andante me deu talvez a primeira noção de elitismo, diferença de classes ou como lhe queiramos chamar. Por razões que na altura me escapavam, eu percebia que o "Mundo de Aventuras" era para a ralé :)) e o Cavaleiro Andante era para os intelectuais. Intelectuais onde eu, já senhor do meu nariz e com a mania que sabia tudo e queria saber mais, pontificava. Daí que comprava e exibia o Cavaleiro Andante junto das colegas da escola (eu tinha seis anos e a minha escola era mista, mas como parece mal dizer que naquele tempo não havia só escola masculinas e femininas já não digo nada...)com ar de quem, se necessário, já poderia ler os Lusíadas. À tarde, pela calada, ia então à biblioteca ler o Mundo de Aventuras. Quanto mais não fosse pelo Cisco Kid e o seu fiel Sancho. Ou pelo Mascarilha, o Bronco Bustin ou o Hopalong Cassidy...
Resumindo, podias muito bem fazer um post sobre o cavaleiro Andante :)))))