domingo, 29 de outubro de 2006

Ele há coisas!

John Glenn é um velho marinheiro do espaço. Fez-se aos céus, pela primeira vez, em Fevereiro de 1962. O feito valeu-lhe a honraria inevitável. Foi o primeiro americano a deixar o planeta para ir dar umas voltinhas pelo espaço. Até o Presidente Kennedy lhe rendeu a maior homenagem: a amizade. O que lhe valeu o desgosto de perder um amigo, algum tempo depois, e a difícil tarefa de comunicar aos filhos do Presidente que alguém tinha assassinado o pai. (É este o lado de lá da amizade e de todos os afectos!)
Trinta e cinco anos depois, à revelia de muitos pareceres e opiniões de sentido contrário, Glenn voltou ao espaço, numa missão de nove dias, que começou a 29 de Outubro de 1998. Foi o mais velho terráqueo a "pisar" o que está para lá de lá!

Imagem daqui
Glenn poderá contar aos netos muitas histórias sobre a lua e o céu, com a verdade de quem passou 218 horas da sua vida longe do planeta azul (Será ainda azul?), a olhar para ele como se fosse uma bola de brincar.
Eu apenas poderei dizer aos meus netos que a lua é um enfeite do céu! Que é bonita de ver, redondinha e luminosa. Que é linda, mesmo quando não é redondinha. E que o céu fica muito mais bonito com a lua do que sem ela. E que, seja lá o que ela for, vive no meio das estrelas que brilham com mais intensidade quando se ausenta para outras paragens, quando decide ir brilhar para outros lados.
É tudo o que eu sei sobre a Lua!

2 comentários:

Nelson Reprezas disse...

Esta singela história, apesar da grandeza do feito, é uma das histórias que servem de suporte às chamadas "teorias de conspiração" que medram por aí, desde as bombas que "fizeram implodir as torres gémeas do World Center" à viagem à lua de Neil Armstrong e, por arrastamento, da viagem ao espaço de John Glenn.
Mudando de tom, há um filme (Right Stuff) que glosa a viagem e a personagem de John Glenn, em que ele é interpretado por Ed Harris. Penso ser um filme dos anos 80, mas basta ir ao Google para confirmar. Há depois um outro filme realizado por Clint Eastwood (Space cowboys) que gira um pouco à volta da viagem de Glenn já em idade serôdia.
E um beijinho para ti e uma boa semana de trabalho

125_azul disse...

Olha, eu pensava que a lua era a casa de São Jorge, que brigava com um dragão; ainda hoje quando a lua está chei, parece que o vejo por lá, de espada em punho, montado no seu cavalo, a enfrentar o dragão cuspidor de fogo; sabes muito mais da lua que eu! Beijinhos, desejo-te uma semana feliz!