Todas sabemos o significado deste laço. Este é o laço que todas as forças têm de dar para vencer o cancro da mama.
E o primeiro nó do laço é para atar o medo.
O primeiro caso que eu conheci na vida foi um caso de muita coragem e, como todos sabemos, a coragem é um tratamento altamente eficaz: foi um caso de cura.
Foi o caso de uma senhora, enfermeira de profissão e muito respeitada, em termos profissionais, bem como em termos pessoais e humanos. Eu tinha sete anos e ouvi as conversas entre o meu pai e a minha mãe, depois entre outras pessoas e o clima era de terror.
O tempo passou e a Dona Maria Gomes dos Santos continuou viva e a gozar da simpatia de todos, simpatia acrescida de uma imensa admiração, pelo exemplo e pela coragem.
"Menina de Odivelas", a hoje-cidade, então-vila dedicou-lhe uma rua: Rua Maria Gomes da Silva Santos.
O tempo de África acabou e foi em Odivelas que esta senhora viveu, não longe da Rua com o seu nome, o resto da sua vida que foi muito, muito longa.
Eu nunca esqueci aqueles dias em que a notícia corria, ameaçadora e terrível, entre os crescidos e nunca esqueci esta senhora que me ensinou, mesmo sem ela saber, o valor da coragem.
Hoje, é uma irmã de coração que me ensina essa coragem, desdobrando-se em acções de contágio, como se pode ler aqui.
E ainda há o tal "click" que pode ajudar!
E não nos esqueçamos destes dois exemplos, porque a força também se pega!
2 comentários:
Madalena, depois de ler o que escreveste fiquei a pensar que, mesmo que saiba o que é a coragem, não sei falar sobre ela. Mas tu sabes, por isso não acrescento nada.
Um enorme beijinho.
Já te apalpaste hoje? Temos todas que nos cuidar, grata pela lembrança. Beijinhos, feliz dia das bruxas, com muitas doçuras e travessuras para ti.
Enviar um comentário