Ou melhor: em noite!
Este post é para ti, Maria das Dores, portadora das minhas memórias.
Aqui vai mais uma, para tu levares contigo para onde tu fores.
A Libânia e a Rosa eram as outras manas talentosas do grupo dos Velhos Colonos.
A Libânia dizia versos, com arte e com sentimento. A Rosa cantava fado.
Lembro-me bem dela, um pouco mais velhinha do que a Rosa dos escorregas e dos baloiços, muito concentrada na sua missão de cantadeira, com o xaile preto posto, com aquele jeito amaliano...
Paralelamente, havia um rapaz na minha rua, que era assim de cair para o lado de bonito. Chamava-se Arlindo o que até parecia nome posto de propósito para rimar com a sua beleza. Mas não era. O nome vinha da família: do pai, do avô, gente muito amiga da minha mãe e do meu avô. (O mundo é mesmo muito pequenino!)
Um dia, muitos anos mais tarde, num café em Odivelas, ouvi alguém chamar-me como me chamavam quando eu era miúda. (Não vou dizer aqui, para evitar risos!!!!) Olhei. Nada. Não conheci ninguém. Mas alguém me conheceu a mim e sorriu. Era o Arlindo.
Foi uma surpresa muito boa.
Lá lhe disse o que fazia, tão longe da Rua Comandante Augusto Cardoso, tão longe dos nossos tempos de meninos, tão longe das festas de aniversário que a mãe do Arlindo fazia, onde nos divertíamos tudo o que nos podíamos divertir e até dançar o twist, ao som daqueles rapazes guedelhudos de Liverpool... Lembras-te?
O Arlindo disse-me então que tinha casado com a Rosa, a Rosa Feiteira, a que cantava o fado.
Claro que eu sabia quem era a Rosa. Ninguém a podia esquecer: os rapazes, pelas boas razões e nós, as raparigas, pelos efeitos secundários de não darmos tão nas vistas como ela. Tão bonita! E ainda por cima, cantava tão bem o fado.
Já lá vão muitos, muitos anos.
Vê tu como as memórias se cruzam!!!!
Mil beijinhos, querida Maria das Dores!
Provavelmente, uma vista da nossa baía!
7 comentários:
Querida Madalena...estou tão contente com este post.
Sabes que os Pais delas vivem aqui na Póvoa de Varzim? E tenho uma amiga que é amiga da Libânia. Já a foi visitar à Austrália quando ela lá esteve, aqui há uns 3 ou 4 anos.
Já tenho visto a Rosa e a irmã mais nova por estes lados. Continuam diferentes...muito vistosas e continuam ...a dar nas vistas! A Libânia era mais tímida.E daquilo que me lembro não dava tanta importância à aparência mesmo em palco. Mas lembro-me que transmitia uma tal energia, que eu ainda recordo um poema dito por ela,sobre as mãos, acompanhada à guitarra, no auditório do Rádio Clube, quando este era aberto ao público e em simultâneo os programas eram transmitidos na rádio.
A Rosa cantava muito bem e lembro-me de um vestido vermelho que ela usava (feito por uma Tia com quem ainda me dou) todo bordado em lantejoulas vermelhas também. Na altura foi criticada porque diziam emitaa a Amália...se fosse hoje não fazia mais do que aquilo que eu vejo com frequência e não seria criticada!
Não imaginas o quanto estou contente por ter entrado um dia nesta tua "casa". Sabes que te estou a ler...nos blogs anteriores?Já acabei 2004...tenho ainda muito TPC para fazer...mas é com grande prazer que o faço.
Beijinhos
MDores
Que bonito! A vida também nos dá estes encontros saborosos. Estou contente por vós.
Beijinhos beirenses
MDores
Faz um blogue. Por favor!
Beijinhos beirenses
Madalena
Desculpa esta ocupação do teu espaço, mas a culpa é da MDores...
Achas que assim a convenço?
Tatá
Que bom a Laura vir juntar-se a nós, a ver a Baía!
Agora, ao ouvido da Laura, só para a Laura: Se ela não se convencer com o teu pedido e estes posts "dedicados", quem é que a vai convencer?!
Beijinho às duas!
gostaria de entrar em contato com alguem de povoa do varzim
tenho amigos e parentes ai e gostaria de ter contato.
a laura e madalena daqui dav terra de santa cruz brasil tudo de bom para voces como se diz ai beijinhos.
ola
GOSTAVA DE SABER DA ROSA FEITEIRA
TIVE ANOS AH PROCURA DELA E FINALMENTE ENCONTREI ALGO KE SE RELACIONE COM ELA
GOSTAVA DE A VER
SE POSSIVEL TER O EMAIL DELA
SOU UM POUCO MAIS VELHO MAS NUNCA A ESQUECI
RECORDO-ME DELA NOS VELHOS COLONOS E NO RADIO CLUBE E NÃO SOH
.CONHECI A LIBANIA
TINHAMOS UM AMIGO COMUM O COELHO DO RADIO CLUBE
AOS FINS DE SEMANA ANDAVAMOS SEMPRE JU NTOS OS QUATRO
ENFIM "RECORDAR EH VIVER"
GOSTEI DA ROSA , MTO MEMSO
OBRIGADA
MARIO JORGE
Enviar um comentário