sábado, 2 de dezembro de 2006

DT (Depois da TLEBS)

Depois da polémica à roda da TLEBS, é melhor mesmo dedicar-me aos altos estudos culinários!
Pelo menos o interesse pela compreensão dos fenómenos fonéticos ou da evolução da grafia não desapareceu em mim, o que me leva a guardar carinhosamente estas publicações preciosas.
(Esta não é original.)
Devo dizer que a Linguística é, para mim, uma ciência nobre.
O Professor Lindley Cintra ensinou-me a considerá-la assim.
Custa-me ver hoje tamanha desorientação nos estudos da Língua.
"A Linguística é talvez a disciplina das humanidades que mais evoluiu e que melhor diálogo tem com as ciências naturais: perguntem a António Damásio sobre os ecos entre o seu trabalho e o dos linguistas, na neurologia, nas ciências cognitivas e na inteligência artificial." Rui Tavares, no Público de hoje.
Não é só a mim que me dói o dizer mal por dizer mal. Dizer mal pode ser uma estratégia para disfarçar a ignorância. Mas a Língua merece mais e melhor comportamento por parte dos falantes.

Sem comentários: