sábado, 2 de dezembro de 2006

Estranhezas!

O dia foi estranho.
De manhã, havia sol, o dia prometia ser um dia de inverno, a sério, azul, com frio e sem chuva.
Em sextas-feiras feriados o amanhecer é inacreditavelmente melhor. Primeiro, vem a confirmação de que não se trata de uma confusão, de que é mesmo dia de dormir até mais tarde. E amorna-se novamente a preguiça no "edredon" e o sono embala-se com motivação de hora extraordinária.
(Mia Couto é que fala num conto de um corpo em que a vida fez horas extraordinárias!)
Ao meio dia, o afã nas ruas era de sábado, porque isto de ser Dezembro tem que se lhe diga. Há que abrir as lojas ao público e os cordões à bolsa.
Depois do almoço, o afã era outro, mais em tons de vermelho e verde. Uns e outros preparavam a alma para a vitória, sabendo ambos que nem empatados saiam os dois felizes. Um empate é sempre uma derrota, embora mais leve! Ganhar é que é bom.
Ao fim da tarde, ainda o sol andava por Lisboa e já se sentia o jogo, nas proximidades do estádio dos leões.
Durante o jogo, a cidade acalmou.
Até que o árbitro, filho ou não de uma honrada senhora, apitou e o jogo acabou.
Não vi mas sei que muitos leões abandonaram, cabisbaixos, a arena mesmo antes da decisão do senhor que veste de negro. (Ou não?)
E depois veio a chuva, assim sem mais nem menos, como se tivesse sido convidada...
Na segunda circular, um, apenas um benfiquista apitava. Timidamente, mas apitava.
Só um! E até tinha um cachecol ondulante na janela.
Tudo circulava à velocidade da pressa de regressar a casa, numa noite sem história para além daquela que devíamos lembrar: a História que nos devolveu a Independência, que alguns agora lamentam, mas enfim...
Durante muitos anos, foi este um dos nossos dias de orgulho!Deste dia, 1 de Dezembro, fica a mensagem do Laço Vermelho. Um laço solidário que nos ata à prevenção e ao esclarecimento!

Sem comentários: