domingo, 25 de fevereiro de 2007

Zeca Afonso

Para além das canções, para além das palavras livres, a própria liberdade é um legado seu.
Eu, devo-lhe a esperança em homens livres desde sempre, desde um tempo em que o meu pensamento era educado pelo exemplo e o Zeca Afonso era um desses educadores de pensamento. Era professor e a sua coragem de dizer era a coragem dos homens livres.
O Alentejo também me foi ensinado pelo pensamento. Ontem consegui apanhá-lo assim, verde e imenso, como eu penso e vejo sempre, nestas minhas viagens para o "A Sul".
DSC00097
Leio, na Visão desta semana, as origens da sua Grândola Vila Morena.
Leio, também na Visão, a sua geografia algarvia, onde também foi professor, onde também amou, não só o mar, não só a mulher, também os seus alunos, também a sua condição de professor.
Talvez seja este professor quem criou em mim a ideia de que ensinar é muito mais do que expor conteúdos. Pode ser cantar! Pode ser pensar! Pode ser acreditar numa terra onde reine a Liberdade.
Leio, na Visão ainda, e transcrevo para provar que não estou com visões, nem alucinada por outra visão, a do mar, ali ao fundo...
"Queria pôr os alunos a funcionar como pessoas, incutir-lhes o espírito crítico, fazer com que exercitassem a sua imaginação à margem dos programas oficiais." Um amigo disse.
Obrigada, Professor.

3 comentários:

t-shelf disse...

E ai a pena de ter desaparecido aquele festival que tão bem o homenageava: o saudoso " Cantigas do maio" uma fantástica montra de world music que aquecia a alma. bjs tia maddy

Anónimo disse...

Cada vez que se ouvem as suas canções há um sentir especial,muito mais ainda quando essas mesmas canções são interpretadas por ele próprio.Na sexta-feira passada, a caminho de Vieira do Minho, transmitiam num programa de rádio um dos últimos espectáculos em que ele actuou ao vivo e é contagiante a emoção, as palmas do público a meio de determinadas canções, traduzindo naturalmente que não era possível mais controlar a emoção provocada
por canções que dizem tanto!...
Beijinhos, Madalena.
Ah e também gosto muito da paisagem Alentejana nesta altura...fica tudo tão verde...a perder de vista e então a partir de Março com as flores amarelas e roxas!..É uma beleza.
M.Dores

125_azul disse...

Madalena, que fantástico o visual novo do blog, que menina moderna e talentosa tu és! E sobre o Zeca está tudo dito...
Beijinhos