sábado, 19 de maio de 2007

Todos os homens sonham!

"Todos os homens sonham, mas não da mesma maneira. Aqueles que sonham de noite nos recantos poeirentos das suas mentes acordam, de dia, para descobrir que era tudo vão; mas os que sonham de dia são homens perigosos, pois podem realizar os seus sonhos de olhos abertos, para os tornar possíveis. Foi o que eu fiz."
Thamas Edward lawrence, em Os Sete Pilares da Sabedoria.
"Peço que a considerem uma narrativa pessoal, extraída da memória." São palavras do autor, consciente da sua responsabilidade ao escrever sobre acontecimentos em que tomou parte que alteraram o rumo da História e o pensamento dos homens.
Consultei a obra para alinhavar esta data. Há, em momentos-chave desta leitura, a preocupação de salientar a importância da memória colectiva, em jeito de homenagem, porque há muitos que ficam para sempre sepultados no esquecimento e que perpetraram actos tão ou mais heróicos do que aqueles que têm o talento e a sorte de os poder recordar, através da escrita, que, essa sim, é eterna.Este é o Lawrence da Arábia o herói, arqueólogo de formação, a que Peter O' Toole deu corpo, no filme que se baseou nestes "Sete Pilares da Sabedoria".
Lawrence morreu aos 46 anos, vítima de um acidente de mota, em 1935, num 19 de Maio.

Sem comentários: