quarta-feira, 8 de abril de 2009

(...)

Já lá vai o tempo em que Samouco e "fim do mundo" queriam dizer a mesma coisa.
Quando vim morar para o Montijo, tive de deixar de usar a figura de estilo, pois apercebi-me que o fim do mundo estava demasiado perto dos meus novos lugares. A seguir à Escola, fica o Modelo, logo a seguir a prisão e, mais um bocadinho, estamos no Samouco.
Acho que, hoje, dezoito anos depois, no meu subconsciente, a associação do Samouco ao "fim-do-mundo" permanece, como o bosquímano do filme "Os Deuses devem estar loucos", que supôs ter chegado ao fim do mundo, quando chegou a um lugar onde a terra acabava e começava o mar...
No Samouco, há um pedaço de fim de terra e de começo de água, como no filme. A diferença é que se consegue vislumbrar o que há para lá do fim do mundo...
Todas as zonas de beira-rio são especialmente bonitas e hoje apeteceu-me ir apanhar sol (um bocadinho, só!) à "praia" do Samouco.
Levava na ideia o desejo de ver flamingos, mas não estava lá nenhum.
A maré estava vazia e havia muitos "apanhadores" de ameijoas a regressar e o comércio do delicioso petisco estava já em andamento. Os baldes cheios de ameijoas fizeram-me lembrar outros lodos bem distantes, onde passei muitas manhãs de domingo a apanhar a "bela" ameijoa!
Saudades? Sim! Mas doces. Nada de amarguras.A paisagem do rio naquele fim de mundo é muito bela e enche os sentidos de boas emoções. Até as saudades ficam tocadas pela beleza do lugar.
Posso garantir que este "fim-do-mundo" vale uma visita!

2 comentários:

Hindy disse...

Também gosto muito desse cantinho ;)

Um beijinho hindyado querida

Luisa Hingá disse...

Gostei da foto!!!
Uma Páscoa cheia de saúde!!!
Beijinhos