sábado, 15 de agosto de 2009

L.A.

Por contágio dos mais novos (agora a palavra contágio é contagiante!) tenho visto todos os dias, ou seja, todas as noites a RTP2, Cinco para a Meia-Noite. Pelo menos diverte e há crítica de costumes que é saudável desde o tempo do "saudoso" Gil Vicente. É evidente que o programa vale muitas vezes pelo convidado, que se deve dar ares de moderno, para não destoar do anfitrião que é sempre "assim a atirar" para a "loucura total".
Por exemplo: o Vasco Graça Moura deu um péssimo programa, pois "aquela cena" não condizia lá muito bem com o classicíssimo senhor das nossas letras. Aquele tratamento tu cá tu lá soava estranho. Ana Gomes aguentou-se e nem ficou muito "à rasca". Calão para cá, calão para lá, a mensagem eleitoral não se embaraçou, ou melhor não ficou nada à rasca. Fiquei a saber que Ana Gomes é candidata à Câmara de Sintra e que Sintra isto e que Sintra aquilo.
Para mim, Sintra é culto e o culto não se compadece com propaganda eleitoral.
Mas isto vinha a propósito de quê? Já sei! O tema da semana que acabou era coscuvilhar.
Não é coisa que me espante! Quando vou visitar a minha mãe, levo-lhe sempre uma revistinha de coscuvilhice. O que me espantou mesmo foi a coscuvilhice que explodiu nas capas dos jornais de hoje. Ou ontem? Já nem sei bem.
Lobo Antunes apaixonado por uma mulher trinta e tal anos mais nova.
Anunciar um casamento não é coscuvilhice. Entrar em pormenores que podem comprometer a verdade dos sentimentos de cada um (dela ou dele) é coscuvilhice. Atirar a diferença de idades, chamar a atenção para a diferença de idades é coscuvilhice que tenta reduzir a dimensão intelectual de um dos maiores escritores contemporâneos.
Ninguém tem nada com isso.
A minha esperança é que o escritor mantenha aos nossos olhos a aura de ser "superiormente inteligente, superiormente civilizado". Fico à espera das crónicas onde se revelará "superiormente feliz", tal como preconizava o Jacinto de Tormes.

3 comentários:

Graça Pereira disse...

INteressante esta abordagem sobre cuscovilhice e estou totalmente de acordo contigo. Sabes que davas uma boa cronista? Um bj Graça

IC disse...

Madalena, depois de ter estado fora, continuo em férias blogosféricas, mas hoje vim fazer umas visitas.
Só para te deixar um grande beijinho.

IC disse...

Madalena, como me deixaste em comentário que gostarias de experimentar o Scratch, deixo-te algumas sugestões para quando decidires aprender.
Inscreve-te em Interactic 2.0. Depois procuras o grupo "Scratch". Para facilitar, é aqui. Lá, logo vez uma box "Os docs do Fred" e, na pasta docs, encontras docs ilustrados a ensinar. Dos exemplos de projectos, talvez o mais "fácil" seja o "perseguição" (1 e 2), e tem tudo explicadinho ilustrado com os comandos do Scratch. Finalmente, depois de teres o programa instalado no teu computador (por enquanto aconselho-te a versão 1.3 do Sapo:
aqui), ainda podes ir à Box.net, increves-te e depois vais aqui, onde encontras os projectos do Fred e, neles, em "jogos", o tal "perseguição". Isto porque se fizeres um download, o projecto abre-se imediatamente no teu Scratch mostando o projecto por dentro, isto é, como foi feito.

Podia ter-te enviado isto por mail, mas aqui talvez algum teu visitante queira aproveitar. Mas, se/quando começares, fico à tua disposição para tirar dúvidas/dificuldades por mail.
Muitos beijinhos.