domingo, 15 de novembro de 2009

É a moda!

Às quintas-feiras, o jornal portuense O Primeiro de Janeiro publicava, na secção «O que mais interessa às senhoras», artigos sobre moda. Na edição de 15 de Novembro de 1923, referenciava que as cloches e os godets dos vestidos que agora surgem como novidades, usaram-se nos fins do século XIX: «Nada na toilette feminina pode considerar-se criação moderna, pois que a moda se inspira, sempre, nas coisas do passado, modificando-as e adaptando-as à época». Sobre o uso de cabelos curtos, o articulista afirma que tal se deve ao facto de «os médicos, chamados à baila, declararem que todas as senhoras ou meninas que cortem o cabelo, o terão, dentro de breves anos, mais rijo e duro».
Fonte: O Primeiro de Janeiro n.º 268, de 15-11-1923, 55.º ano de publicação, p. 4
A fonte da fonte é esta: O Leme, um sítio que vale a pena consultar, pois estas "preciosidades" abundam.
Vejam só a desculpa que arranjaram para impor a moda do cabelo curto.
A moda tem que se lhe diga. Por um lado, é tão flexível que cada um pode ter a sua própria moda. Aquilo a que chamamos estilo.
Por outro lado, a moda impõe-se de tal modo que não usar nada, mesmo nada, do que a moda dita, pode levar a um complexo de diferença e até de inferioridade.
E a moda não é só trapos, sapatos e cabelos. A moda é tudo. Até há ideias que estão na moda e outras que estão completamente fora de moda. No entanto, à medida que o nosso tempo passa, passa também o medo de confrontar os outros com as nossas ideias, por muito antiquadas (ou avançadas) que pareçam. Isso é segurança e a segurança é moda "sénior". Acreditem!

4 comentários:

Graça Pereira disse...

A segurança é moda sénior!!Nem mais.
Conclusão mais brilhante nunca li..
Olha para nós duas...
Beijo,minha querida e uma semana cinco estrelas.
Graça

Natália Fera disse...

olá Madalena
O tema já está em discussão e com bastantes participantes.
beijinhos e uma boa semana.

Unknown disse...

Todos os dias tento trabalhar nela : )

Natália Fera disse...

Então Madalena o que acha do nosso trabalho aquilo tem estado concorrido,amanhã tenho que pôr uma mensagem a agradecer.
Beijinhos e boa noite