terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Os Dias da Televisão

Cresci sem televisão e isso fez de mim uma pessoa diferente: mais "saloia", mais ingénua...A caixinha mágica maravilhou-me, emocionou-me intensamente, como maravilhou todos os que não a conheceram à saída da maternidade, como aconteceu, certamente, com a maioria dos que me estão a ler.
O primeiro aparelho de televisão que eu vi foi levado da "Metrópole" para Lourenço Marques, pela minha tia, quando regressou, depois de quatro anos de ausência em Lisboa. Não funcionava, claro! e pergunto-me a razão pela qual o terá levado. Com esperança de ainda o vir a usar? Talvez em nome da companhia das noites de Inverno? Talvez em nome de um apego qualquer que temos às coisas, quando obtê-las não está ao alcance rápido e imediato da nossa vontade?
Não sei. Levou o aparelho de televisão cujo ecrã parecia uma lente dos óculos dos muito míopes, mas em grande...
E eu, só vi televisão, pela primeira vez, em Lisboa, quando vim para a Faculdade.
Fiquei num Lar de Estudantes (freiras) no Lumiar onde já estava a minha amiga Zé, que tinha vindo para Direito. Fiquei num quarto de três e tínhamos em comum a distância e a saudade e com isso fizemos uma imensa amizade que perdura e se mantém, "para lá de" e "apesar de". Somos irmãs de coração, para o bem e para o mal.
No piso onde ficavam o nosso quarto e outro, havia a sala da televisão, onde se apinhavam normalmente as "ultramarinas", raparigas no grau zero do conhecimento e da convivência com aquele aparelho mágico.
Se havia festival da canção ou outro evento igualmente importante para a época a sala transbordava porque as "metropolitanas" também queriam ver, mesmo sem esbugalharem os olhos de deleite. Só no Verão, ou assim que o tempo começava a dar autorização aos casacos, para ficarem em casa e às botas, para dormirem nos armários, os namoricos do bairro faziam alguma concorrência à caixinha que alimentava a fantasia adolescente. Mas ela lá continuava, indiferente a estas traições, sabendo que irremediavelmente nos aproximaríamos dela, de novo. Mesmo a preto e branco, sem efeitos nenhuns, especiais ou outros, era a Rainha das nossas Vidas.
Veio tudo isto a propósito de ter lido no Leme que a taxa da televisão tinha conhecido o seu fim, a 13 de Dezembro de 1990, pela mão de Cavaco Silva, então PM.
É que não era comprar, trazer para casa e mais nada. Era preciso registar o aparelho não fosse ele transviar-se, fugir para o Estrangeiro ou coisa do género! E fazer prova de vida. Não havia televisão nenhuma abandonada em vão de escada.

13 comentários:

Gatapininha disse...

Olá Madalena
Eu sou do tempo da tv a preto:)
As saudades dos filmes do tarzan.
jokas

Natália Fera disse...

Bom dia Madalena.
Eu sou da idade onde para ver televisão tinha que ir á taberna da minha terra era o único sitio onde havia.
Quando os meus pais compraram TV.
estava a dar os jogos Olímpicos.penso que de Moscovo,vi tudo do principio ao fim,fiquei viciada em televisão,quando casei não comprei logo televisão,era o quarto e cozinha e a sala,os meus pais nesse Natal como sabiam que eu gostava tanto,foi a prenda que me ofereceram.
Velhos tempos,alguns difíceis mas é bom recordar.
beijinhos.

Graça Pereira disse...

Madalena:
Felizmente não havia televisão em Moçambique!!! E foi assim até 1976, altura em que me refugiei na terra dos meus pais! Mas tínhamos outra caixinha mais maravilhosa ainda: a rádio que, para além de boa música, noticiários, nos porprocionava bons programas culturais. Depois, era fácil de transportar... ele (o rádio) lá estava na praia, na Marginal onde o grupo se juntava todo...depois das matinées, no campo, no palmar...
Dançámos, namorámos, fizemos amizades que ainda hoje perduram...
Bendita seja a falta de televisão em Moçambique...foi a época mais feliz das nossas vidas!!
Beijocas Graça

Anónimo disse...

Márcia diz:
Madalena...obrigado pelo oizinho,e pelo xicoração....fiquei muiiito feliz...ái...santa carência!!!
Tenha uma boa e abençoada noite por Deus!!!

...bons tempos quando íamos somente aos domingos para assistir televisão em casa de parentes...era uma festa!
beijinss

Anónimo disse...

Madalena, que texto delicioso!
A nossa pequena diferença de idades fez com que eu não me lembre da primeira emissão da TV (foi em 1959???) mas, lembro-me muito bem da magia, das conversas do Marcelo, do Zip Zip, dos festivais da canção (achávamos sempre que a nossa não ganhava porque lá fora não gostavam da gente), dos desenhos animados: o Bip Bip, o gato silvestre e o piu piu, dum filme que me marcou muito, com a Judy Garland, claro... o feiticeiro de Oz, repetido até à exaustão mas que eu sempre via porque o adorava.
Enfim, lindo texto o teu, aliás, como sempre!
TeresaM

Teresa disse...

Madalena, adorei o teu texto. Sou do tempo da TV a preto e branco e lembro-me de só começar a meio da tarde e acabar relativamente cedo.
Agora, é tudo tão diferente e, com tanto progresso que o mundo viu, a TV não se pode gabar do mesmo, pelo menos em termos de qualidade.
Sandra, adorava (mesmo!) os filmes do Tarzan!
Beijinhos,
TeresaP

Natália Fera disse...

Olá Madalena.
beijinhos e aproveito já para te dejar um bom fim de semana,mesmo com chuva,hoje não senti muito frio.

O Baú do Xekim disse...

Olá MADALENA.

Feliz fim de semana e BOAS FESTAS.

Beijinhos.

Anónimo disse...

Márcia diz;
Boa noite,Madalena,com lindos sonhos!
Deus a abençoe,durma com os anjinhos!!!
beijinss

Lina Querubim disse...

Madá ihihihi é mais canino :p eu sou do tempo da TV a preto e branco e tinha uma em casa :) devia ter uns 3 ou 4 anos se tinha antes num lembro...e era engraçadao aquela MIRA sempre a apitar até que começa-se os programas com aquela canção de sempre :p
Acho que fui uma sortuda nesse tempo nem todos podiam ter TV. E não me imagino sem ela sou sincera se falta a luz é uma tristeza :( beijokas e bom fim de semana!

Graça Pereira disse...

Minha Querida
Venho desejar-te Boas Festas de Natal e Ano Novo. Que seja uma quadra feliz na companhia de todos os teus.
Um beijo
Graça

Natália Fera disse...

Olá Madalena.

Paz
__________________União
_________________Alegrias
________________Esperanças
_______________Amor.Sucesso
______________Realizações★Luz
_____________Respeito★harmonia
____________Saúde★..solidariedade
___________Felicidade ★...Humildade
__________Confraternização ★..Pureza
_________Amizade ★Sabedoria★.Perdão
________Igualdade★Liberdade.Boa-.sorte
_______Sinceridade★Estima★.Fraternidade
______Equilíbrio★Dignidade★...Benevolência
_____Fé★Bondade_Paciência..Gratidão_Força
____Tenacidade★Prosperidade_.Reconhecimento
(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×(¨`•.•´¨)
(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×(¨`•.•´¨)
CAMPANHA: VAMOS FAZER ESTA ÁRVORE CIRCULAR
ATÉ O FIM DO ANO PARA ENERGIZAR 2010!!!
PARTICIPA TU TAMBÉM ENVIA PARA AMIGOS
QUE TU CONSIDERES ESPECIAIS.
Beijinhos

Unknown disse...

: )