segunda-feira, 15 de março de 2010

São os Putos deste povo....

Tenho para mim que as respostas às grandes perguntas estão dentro de nós. São respostas pequeninas, tão pequeninas que as escondemos bem, para não nos sentirmos envergonhados perante a imensa Humanidade.
Tenho ainda para mim, que as respostas, apesar de pequeninas, são de tal modo universais, tanto quanto os porquês, que vêm nos livros.
São os Mundos dos Outros que nos revelam os nossos próprios mundos. É lá que nos grita a Boca Enorme e o Graxa, o tal miúdo de olhos de "cinza", filho das "manhãs duras de trabalho".
(É pena que eles nos perturbem os belos dias de sol,como o de hoje, por exemplo!)
A ironia do poeta acorda a mais sonolenta e preguiçosa resposta dentro de nós.
E até vêm miúdos de outras estantes, de outros volumes, putos, do Altino do Tojal.
São meninos como esses, adormecidos para nosso descanso, nas páginas dos livros, que um dia desatam a vingar-se do Mundo Deles, apanhando o mais frágil ser que vier à rede e o que vem à rede é peixe.
A vingança não conhece idades e não vale a pena andarmos com mais lirismos! Como diz o poeta, ou seja lá quem for: a culpa é nossa. Há uma culpa colectiva que não se dilui em rios de tinta (ou de "toner") e que teremos de assumir um destes dias, para erradicarmos de vez a violência das nossas escolas.
Para a Teresa M que me "provocou" esta reflexão!

5 comentários:

Teresa disse...

Lindo. Adorei. A "outra" vai amar, de certeza.
Que sorte têm os teus alunos, Mada.
Beijinhos.
Teresa

Anónimo disse...

Adorei sim, como não? escreves tão bem e é isso mesmo....Há uma culpa colectiva e bem adulta, mas profundamente imatura, porque escondida no fundo do saco. Nada mudará, se nada fizermos, todos, sem excepção.
Sorte também temos nós de te ter conhecido Madalena e de podermos chegar a ti, assim.
A tua reflexão vai fundo, tão fundo que acaba por ser dolorosamente acusadora...

TM

O Baú do Xekim disse...

Olá Madalena..

Uma feliz sexta pra si e família.

Beijinhos.

O Baú do Xekim disse...

Receita: Bacalhau com cerveja

Ingredientes:

-bacalhau,
-espinafres,
-azeite,
-alho,
-cebola,
-batatas,
-sal,
-cerveja
-mulher

Modo de preparo:


Ponha a mulher na cozinha com os ingredientes e feche a porta.

Beba cerveja durante duas horas e depois peça para ser servido.

É uma delícia e praticamente não dá trabalho.

Bom apetite para todos:-)

É brincadeirinha.

Beijinhos e feliz fim de semana.

May Alek disse...

Hum, receitinha machista essa sugerida pelo Xekim. Ainda bem que ele disse ser brincadeirinha. Mas...

Excelente texto Mada (já me sinto íntima) e cheio de razão. Somos os responsáveis por tudo o que acontece conosco e à nossa volta, mas muitos de nós preferimos nos acomodar na nossa zona de conforto. A dor da impotência (porque a pressão para nada fazer, nada mudar é enorme) assim torna-se menor, quase imperceptível. Um dia desses conversava com meu filho sobre a dificuldade de ser diferente, ou de fazer algo diferente. Já percebeu que muito daquilo que consideramos diferente, inusitado, acaba sendo apropriado pelo sistema/mercado e deixa de ter a marca diferencial? E isso num mundo que prima atualmente pela diferença! Trata-se de um círculo vicioso e penso que somente os muito obstinados/persistentes/corajosos conseguem furar esse poder.

Gostei de saber que você é uma escritora e pelo que pude perceber é autora de literatura infantil. Será um prazer colocar seu nome no meu blog, no espaço das escritoras.
Beijos e bom fim de semana.