terça-feira, 4 de setembro de 2012

Terapias de sala de espera

À medida que a vida avança, também avança a experiência das salas de espera de consultórios médicos ou hospitais, a que fui poupada durante o período de juventude saudável. 
Os antigos diziam que a idade traz tudo. Tenho de admitir que esta é mais uma das verdades proverbiais incontornáveis. Mas antes assim. Que o tudo não venha antes da idade é o que eu peço .... Pedia. Acho que agora o meu poder negocial com os deuses já vai perdendo força. Já não posso exigir uma saúde perfeita. E só me apercebo que a minha saúde até é quase perfeita quando alguma coisa em mim resolve avariar, quando alguma peça deixa de funcionar. 
É o caso que me tolhe: o pé, ou melhor, o tornozelo. Inchado, doloroso a impedir-me de andar ligeira e rápida, de subir e descer escadas sem ser com um pé de cada vez. E ainda há o pormenor estético que não subestimo: o pé está horrível. 
A falta de explicação e de diagnóstico atirou-me para a fisioterapia em busca de alguma normalidade e algum alívio. O tratamento não tem grande história nem faz correr tinta: é o que é, com os vários momentos e as várias "máquinas". 
Mas a sala de espera já tem que se lhe diga: uns coxeiam, como eu; outros trazem canadianas; outros trazem ligaduras elásticas nas mãos, nos pés. Todos, quase todos têm mazelas visíveis, como visível é o desejo de alívio. 
Mas nada disto impressiona por aí além
O que mais me impressionou foi encontrar alguém que não via há algum tempo e que conheço há mais de trinta anos. O que mais me impressionou foi constatar o estrago que o tempo fez! O que mais me impressionou foi a lúcida resignação que é uma espécie de homenagem à Essência da Vida e como irrompe de um corpo doente uma palavra amiga e bondosa... 
Estivemos de mão dada durante uma hora e meia e nunca senti naquela mão, outra tensão, outra força que não a da alegria do reencontro... 
Há uma amiga minha que diz que o efeito da ida ao médico começa na sala de  espera. Acho que desta vez me submeti, ali mesmo, a uma terapia sem nome técnico. Deve ser o equivalente à fisioterapia dirigida diretamente à alma.

Sem comentários: