domingo, 9 de dezembro de 2012

Avenida da Liberdade


Gosto de Lisboa! Gosto da Avenida da Liberdade!
Gosto do nome que deram a uma avenida larga, inconfundível nos seus quarteirões mais ou menos marcados pelo tempo e pela história. Desembocam aqui outras ruas e ela própria, a avenida, desagua numa praça com nome de sabor a liberdade conquistada e merecida. Praça dos Restauradores!
É a avenida dos cinemas Tivoli e São Jorge, dos hotéis chiques, como o Tivoli ( outro Tivoli) onde a nossa Diva Saloia (não pejorativo) resolveu viver como se da sua casa se tratasse, rodeada de muito conforto e sem sombras de solidão.
Sombras também as há, ao longo dos passeios semeados de árvores. Essas não fazem sombra ao património arquitetónico nem vista do rio, ao fundo, vista generosa para quem ousa subir o parque para lá do Marquês.
Há o Edifício do Diário de Notícias, um verdadeiro guarda-joias de memórias. Há um traçado clássico que dá a esta avenida o toque chique de uma Europa de outras eras. Há as lojas caras que só servem para olhar, no meu caso e, provavelmente, no caso da maioria das pessoas.
Há faixas de trânsito.... alteradas no seu sentido. As laterais que subiam, agora descem. E as que desciam, agora sobem....
Mudem o que mudarem, a avenida mantém-se, como diz Villaret, " rasgada, comprida qual estrada florida, num hino à claridade".
Será que, passados todos estes anos, a liberdade não está mesmo a ir pelo"cano".
"E foi-se a liberdade!"

2 comentários:

Graça Pereira disse...

Ah, minha querida...a liberdade era igual àqueles perfumes que vêem em frascos pequeninos, muito caros e, se não houver cuidado, evapora-se num instante...Foi o que aconteceu!
Mas os meus votos natalícios continuam iguais: Feliz Natal para ti e família e que o 2013 não seja tão mau assim...

Beijos
Graça

Anónimo disse...

[url=http://www.cheapcanadagooseparkas.ca]canada goose store online [/url] Individuals who have been married previously need to have a Decree Absolute.. [url=http://www.busesbitermi.com]beats by dre[/url] Pedqme
[url=http://www.christianlouboutindiscountsale.co.uk]christian louboutin shoes[/url] [url=http://www.ogrelarp.com]Canada Goose deutschland[/url] Tjqdug [url=http://www.pandorajewelryukonsale.co.uk]pandora store[/url]