quarta-feira, 19 de agosto de 2015

19 de Agosto, Dia Mundial da Fotografia


Voltar ao Sítio!
Hoje é Dia da Fotografia!
Dando ou não importância à existência no Calendário, a fotografia é sem dúvida um aliado da nossa memória. Guardamos o papel (mais modernamente já não falamos de papel, mas a palavra "guardar" continua a fazer sentido e mantém o significado) e a recordação do momento recria as emoções, as cores, os traços e as sensações.
Lembro-me de ter visitado o Sítio há muito anos, quarenta e quatro talvez! A minha mãe tinha vindo passr as férias comigo a Portugal, onde eu estava, já há um ano, morta de saudades da família, de Moçambique e de tudo o que tinha ficado lá.
Para a minha mãe, as férias foram levadas a sério. Foram tlvez as férias mais verdadeiras que a minha mãe gozou. Veio a Lisboa, reviu os lugares da infância, alguns amigos e muita família.
E passeámos por esse Portugal que a minha mãe não conhecia e eu muito menos.
De um dos passeios, guardo a recordação do Sítio da Nazaré e da sensação de deslumbramento esmagador provocado por aquele envolvimento natural. Gravei aquele abismo de pedra e azul onde até o som não é invenção do homem.

Nem recriação!
É mesmo o mar!

Sem comentários: