segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O Dia da Avó Madalena Primeira

Hoje é O Dia de falar da minha avó Madalena, um dos pilares importantes de todo o meu ideário, sobretudo no que toca aos valores da família! De tal maneira que sempre sonhei chegar a esta etapa e seguir as receitas de afecto da minha avó Madalena!
Seria o dia de recordar a sua imensa figura, os seus olhos imensamente verdes. Acho que os olhos da minha avó eram tão expressivos que dispensavam as palavras. Eles diziam o que era preciso dizer! Tinham aquela maroteira que anula a maldade, a má intenção!
As tardes eram domínio das mulheres. Num quartinho estreito, numa cama de ferro muito alta,nós, as mulheres pequenas, dormíamos a sesta enquanto as grandes cosiam, bordavam, faziam crochet e falavam bem e mal de quem ou quê aparecia como tema.
Hoje era o seu aniversário. Se as minhas contas estão certas a Avó Madalena Primeira nasceu há 125 anos!

2 comentários:

miguel disse...

"As tardes eram domínio das mulheres. Num quartinho estreito, numa cama de ferro muito alta,nós, as mulheres pequenas, dormíamos a sesta enquanto as grandes cosiam, bordavam, faziam crochet e falavam bem e mal de quem ou quê aparecia como tema."

Acho que este parágrafo mostra na perfeição o fascínio que sempre senti por esse universo doméstico íntimo e privado que era o das mulheres da família. Essa sensação de que havia ali qualquer coisa, um segredo?, de que nós os homens, mesmo os homens pequenos, estávamos excluídos.

Parabéns à memória da Avó Madalena e muitos beijinhos para ti.

Madalena disse...

Muito obrigada, querido Miguel!
Coisas da memória! Nem imaginas como este quadro está vivo em mim. Ouço as vozes e os risos! Ouço o relógio de cuco dar as horas, as meias e os quartos. Estes são os lugares onde ainda nos podemos abandonar. Nada de mal nos vai suceder. Quem me dar ter trazido este sentimento de segurança! Beijinho para ti!