sábado, 1 de junho de 2024

 

Nasci muitas vezes e já morri também muitas vezes.


Nasci uma vez de nascimento natural e, outras vezes, depois de ter morrido, naturalmente.

Consta do meu BI uma data: o Dia dos Reis. 

Foi com certeza um dia escolhido por mim, pois não era essa a data prevista.

(Havia previsões na altura???)

 Se na realidade me fosse dado escolher, teria mesmo escolhido nascer num dia tão mágico, ou melhor ainda, numa noite tão mágica, já que, de acordo com o registo e a palavra da minha mãe, nasci mesmo à noite.

Há um ano: 1952  e um lugar: Mocuba, no meio da Zambézia, de acordo com os relatos da minha mãe, que participou no acontecimento, para além de uma parteira negra chamada Adelaide. Premonição: a minha mãe por afinidade, vulgo sogra, tem o mesmo nome.

Não sei se me hei-de queixar das condições em que nasci: não havia sequer lâmpadas eléctricas e como nasci à noite, em vez de ver a luz do dia, vi a luz do Petromax.

Mas, enfim, nasci, com pouco peso e muito feia. 

E lá fiquei a viver em Mocuba, durante quinze dias.

Sem comentários: