quarta-feira, 6 de outubro de 2004

Crianças, infâncias e outros espantos!!!!

" A mim foi um professor de matemática quem me estragou a infância.
Era um senhor alto, ventrudo, glabro, de lunetas cínias e feições gelidamente irónicas que olhava para nós como para feras de bibe e calção capazes de, ao mínimo descuido de domesticador, saltarem para o estrado, comerem-no vivo, roubarem-lhe a caderneta, partirem-lhe o ponteiro na calva e escreverem no quadro, a giz, a divisa libertadora:"Abaixo as equações! Viva o jogo da barra!"
Para nos conter em respeito, todos os dias marcava zeros à classe em peso. E quando algum aluno palidamente resoluto lhe respondia com assanho, não se enxofrava nem se enfurecia. Pelo contrário, as lunetas luziam-lhe mais cínicas. E, pingante de tranquilidade cruel, pegava no ponteiro e entretinha-se a vergastar o pobre rapaz nos dedos, nos braços, na cabeça, ao mesmo tempo que o supliciava com a sua voz fria, gota a gota, como a prova da água na Inquisição."


Este texto, da autoria de José Gomes Ferreira, o padroeiro deste blog, não termina aqui.
Chega o que aqui está para se perceber o que mudou nas escolas.
Já não há jogo da barra, mas ainda há equações.
Já não há suplícios, nem medo, mas falta autoridade.
Da verdadeira!
Já não são os professores quem estraga as infâncias.
Há muita gente a estragar infâncias, infelizmente!
Se é que ainda há infâncias, no meio de tanta actividade, tanto ballet, tanta natação, tanto judo, tanto ATL, para que as crianças não se apercebam que têm tempo e poderiam talvez brincar, se não tivessem de ser os melhores na matemática, mesmo que, à custa disso, talvez se venham a sentir muito insuficientes na vida.
Ser criança é uma condição única e muito limitada no tempo de vida. Viver em plenitude esse tempo é certamente o melhor alicerce para a construção de um adulto feliz.
Já sei que isto é só teoria!!!!
Já sei que isto é só sonho, só utopia!
Vou ali, ao livro do lado, buscar mais um argumento para a defesa desta teoria:
"O que eu quero principalmente é que vivam felizes" escreveu Sebastião da Gama sobre os seus alunos.


2 comentários:

eduardo disse...

Um pequenino segredo meu, Madalena: Saí da escola provavelmente cedo demais. No entanto, nunca perdi o intuito de ser menino quando quero porque nunca lhes dei a oportunidade de me estragarem a infância.
E é tão giro.
Mas não digas a ninguém.

Beijokas

Madalena disse...

Ainda bem, Eduardo!
Um beijinho para ti