domingo, 3 de julho de 2005

Altas velocidades


Em 1938, a 3 de Julho, este comboio atingiu a mais alta velocidade do mundo: 203 km por hora. (Na categoria de comboios, presumo!)
A distância entre Dorchester e Wareham, 15 milhas (pouco mais de vinte e quatro Km), foram percorridas em 13 minutos e 1/4.
Tendo como referência a velocidade do TGV desejado e apetecido, que é de 300 km/H, este valor "velhinho" é muito significativo!

Este é o TGV que faz a ligação Paris-Marselha.

6 comentários:

Incompetente disse...

Ó Madalena,

O TGV que comece a circular por cá, que o maquinista logo vai ver o que é bom para a tosse! Apanha a brigada de trânsito, na pessoa dos agentes Xantos e Ximões, e depois é que vai ser ouvir das boas: "Ó meu amigo, isto aqui não é a pista de Indianapolis. O xenhor xabe a que veloxidade xirculava? Ah, poix é...!"

Beijo... cómico!

Ni disse...

Gostaste da voltinha?Para a próxima vamos de Kimbóio!Beijinhos e boa semana...matrículas...reuniões...ena pá vai ser duro!!!
O outro bufo...quando estiveres com ele,diz-lhe que assim não vai passear connosco,ai não vai não,a malta não gosta desses gajos...

IO disse...

Eh, pá, tão bom ler um 'post' sobre comboios! VIVA o PARTIR!!
beijo, IO.

Incompetente disse...

Knock! Knock!

You've got mail!

Incompetente disse...

Ó Madalena,

Qual é o mail que não recebe?
O Hot... ou o Net...?

Anónimo disse...

Sou pelo progresso,que venha ele o TGV!Mas Madalena eu adorava andar de Zorra,no Umbelúzi.Em vez de rodas tinha a adaptação aos carris do comboio,e vai de alguém empurrar...Era uma sensação única!
Mas não perdi a esperança de experimentar essa máquina que aí vem.
beijinhos
ana