quarta-feira, 14 de junho de 2006

Che!

"Nasci na Argentina; não é um segredo para ninguém. Sou cubano e também sou argentino e, se não se ofendem as ilustríssimas senhorias da América Latina, me sinto tão patriota da América Latina, de qualquer país da América Latina, que no momento em que fosse necessário, estaria disposto a entregar a minha vida pela libertação de qualquer um dos países da América Latina, sem pedir nada para ninguém, sem exigir nada, sem explorar ninguém."

Che Guevara nasceu em 1928, a 14 de Junho, embora algumas fontes refiram a data do seu nascimento a 14 de Maio e justifiquem a imprecisão com o facto da mãe ter casado grávida e ter anunciado o nascimento apenas um mês depois do verdadeiro parto.
O seu ideal de Uma América Latina e a luta por esse ideal, juntamente com a sua morte precoce, violenta e obscura elevou Che à categoria de fonte de inspiração para as lutas dos jovens do mundo inteiro quando eu era adolescente. Os posters de Che Guevara invadiam os nossos quartos e o homem bonito q.b. e de olhar profundo tornou-se um padrão de beleza e moda muito imitado nos anos sessenta.

4 comentários:

125_azul disse...

E endureceu sem perder a ternura... beijinhos

Anónimo disse...

Ai, Mad', que se não fossem as fotos dos prof's, hoje tínhamos sido unas na efeméride lol... - beijo, IO.

Anónimo disse...

À parte nunca tomar banho e matar ou mandar matar tudo quanto se lhe opunha, foi um ganda democrata, tásse mêmo a ver, não tásse?

Anónimo disse...

Olá Madalena!
Che é e será sempre um exemplo de vida, de coragem, de força... sem nunca perder a ternura dos valores, da humildade!!!
Beijinhos