quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Cinema

Esta data, 28 de Dezembro, é uma data muito importante na memória do cinema.
Em Paris, os Irmãos Lumiére exibiam a sua primeira "fita", em 1895, no Grand Café.Pensavam eles que "o cinema era uma invenção sem futuro", pois o que se vê na tela pode ver-se na rua.
Redondamente enganados! O cinema foi, ele mesmo, "o actor principal" de filmes que ficam para sempre registados nas nossas emoções: Cinema Paraíso, por exemplo; A Rosa Púrpura do Cairo, por exemplo.
O cinema é hoje uma arte, a sétima, convencionou-se, lamentando os apaixonados pela fotografia que esse lugar não lhe tivesse sido reservado. Sem fotografia não haveria cinema, dizem, talvez à laia de consolo.E têm razões!
Hoje o cinema pode ser a mais perfeita das mentiras, tão perfeita que rege a vida das pessoas, estabelecendo-lhes um espaço de sonho e de fantasia, só comparável ao dos livros.
Hitchcock, o mestre, estimou, a propósito, o valor de um filme: sempre que compense os preços da entrada, do jantar e da baby-sitter....
As trinta e três pessoas que assistiram ao filme dos Lumiére, em Paris, nesse distante ( e frio, com toda a certeza!) 28 de Dezembro pagaram um franco cada.

Esta foi uma das minhas escolas. No Scala, vi um dos mais belos filmes de sempre:"My Fair Lady". Tinha doze anos e sentia-me muito crescida.
(Por dentro, claro!)
Imagem daqui

1 comentário:

Carlos Gil disse...

... ora eu, neste, lembro-me das matinés a que tanto ia, e, claro, do Dragão Ataca com o Bruce Lee, que punha os putos todos - eu lá, oh... -a ensaiar voos e saltos de karate no (largo) passeio em frente, equanto a bicha não andava :-)