terça-feira, 26 de junho de 2007

And the winners are....

A Azulinha, para além de ter dado à luz e ao mundo duas meninas e um menino, "parturiou" a ideia de uma distinção mais brilhante do que as distinções de Hollywood, pois vamos falar de princípios de princípios.
No princípio era o verbo, diz a Bíblia.
Logo a seguir, deve vir o ovário.
O ovário é um orgão recatado que se aninha num colo de mulher, logo assim que ela nasce, no colo de outra mulher, como se nem sequer existisse, para, alguns anos mais tarde, começar a fazer sentir a sua influência-rainha.
E assim será por todo o tempo do tempo.
Primeiro, a puberdade. A menina está mal-disposta e a culpa é do ovário.
Depois, vêm ou não vêm bebés, e a culpa é do ovário.
Quando finalmente ele resolve retirar-se, é o fim: o corpo não sabe o que fazer sem aquela presença a marcar desde sempre o ritmo da vida.
É calor! É frio!
É pau! É pedra! É o fim do caminho!
Não... esta é a Elis Regina!
(...são as águas de março fechando o verão...)
Estás a ver o que arranjaste Azulinha?
Então vamos lá desembaraçar os trabalhos e falar de hormonas feitas em blogs!A primeira nomeação é a primeira que me veio à pele, quando percebi que estamos a falar de coragem, entre outras coisas: Amigas do Peito.
É tempo de voltar, de abrir o coração e acreditar.
E, às fadas e aos duendes que guardaram o jardim dos nossos
Sonhos, oferecemos as mais lindas cores do arco-íris.

Lendo a Ana,a minha irmã de coração!, percebemos que só a coragem e a esperança nos podem salvar a vida.
Falar abertamente dos nossos medos é o desafio que elas nos lançam, sobretudo tratando-se de um medo que mora junto ao coração. Para grandes medos, grandes mulheres, ditará a sabedoria para o futuro das nossas filhas.
Passamos claro para a Azulinha, ela mesma. Pois é! Tenho muita pena mas não posso deixar de a nomear, pelas razões que outros a nomearam. Basta ler como ela participou ao mundo que tinha "o rei na barriga"! Esse Miguel, que nos deixou a todos com o coração apertadinho, durante tantos dias.
Mas a razão principal é a garra com que ela agarra o seu Azulão: sem medos. Contra as "top models", marchar, marchar!
A Teresa também é chamada para esta cerimónia, na categoria de "ovários com causa". Se eu estivesse no lugar dela acharia que esta nomeação era peanuts, comparando com as distinções que já foram atribuídas à Escola pelo seu trabalho. Mas eu acho que ela vai gostar deste prémio pois sabe que eu reconheço a verdade do seu empenhamento na causa do Ambiente.
A Teresa ensina-nos a cuidar do planeta desde os gestos mais elementares. Obrigada, em nome dos meus filhos e dos meus netos!
Seguem-se a Laura, a Pitucha, a Chuinga e a Ti.
Já excedi? Não faz mal. Isto aqui é a sério, não é como na Função Pública.
Brincamos, não?!
Elas são as minhas leituras muito obrigatórias e é muito para elas que eu escrevo. (Porque a minha família não me passa cartão, quanto mais prémio!)
Os homens também vão ficar de fora. Já expliquei que isto é a sério que não é, salvo seja!, um partido político!
Mas ainda não acabei: há um prémio muito muito especial.Ddaquelas coisas que a gente diz que é para o futuro e este é mesmo. A Thita! Thita, à tua saúde, à tua vida, ao teu futuro! Que a vida te abensonhe, para usar as palavras do poeta da minha terra que tem um não sei quê de ovário na sua escrita e no seu nome.
Foi um enorme prazer compor este ramelhete!
Façam o mesmo, por favor!
Imagem daqui.

6 comentários:

Anónimo disse...

Oh, Mad', está bem, mas não é já, que ainda tenho que responder a outra (meme) que só vi ter sido mandada... - beijo e Viva Moçambique!, IO.

Anónimo disse...

Estas distinções perturbam-me. Sei que não mereço, mas fico feliz!
Beijinhos

Nelson Reprezas disse...

Eu vinha só deixar um recado mas depois li o post e fiquei tolhido com tamanha glorifocação do gineceu :)))
Bom, mas deixo na mesma, é só para dizer que no Espumadamente está lá uma foto do jornal Star de ontem tirada depois do nevão de anteontem. Já não nevava desde 1988... e 1981. Apesar do frio intenso de Johannesbur, muito seco, é raro nevar.
E aqora saio de mansinho, com tanto ovário ainda saio daqui grávido :)))
Beijinhos

t-shelf disse...

Faço minhas as palavras da laura, sempre tão sábias- eu fico sempre surpreendida que alguém ainda visite o meu blog moribundo, mas as amigas são mesmo assim Maddy. E muito embora não me faça notar também por aqui passo diariamente (às vezes sem tempo para cometários).

Um beijinho muito grande

Thita disse...

Olá.
Peço desculpa pelo atraso com que venho agradecer a sua atençãozinha.

É de facto muito bom receber "prémios". Mesmo que sejam virtuais, não deixa de ser estimulante para o nosso futuro desenvolvimento.

Obrigada, Professora Madalena.
Não me esquecerei das suas palavras.

Beijinhos.

Teresa disse...

Como sabes ando distraída e por isso cheguei atrasada, mas os ambientes agora são outros, mais agradáveis e ao mesmo tempo preocupantes. Nada se consegue sem sofrer e só assim tem valor, pelo menos para nós. Agradeço a tua nomeação (a 1ª na minha vida, VIVAAAAAAAAAAAA)e aceito-a muito agradada porque sei da tua sinceridade. Não lhe chamarei peannut's porque esta tem muito mais valor...as outras são da escola, esta é MINHA. Obrigada. Não vou ter falsa modéstia, sei que mereço, não pelo produto, mas mais pelo empenho, pela teimosia e por ter que investigar uma área que não é a minha. Agora já sabes...terminou, mas o caminho está aberto para a Europa e lá espero por ti. Allons nous.Preciso de reciclar 3 línguas, Inglês (que já se foi), Francês porque gosto e Espanhol ou Colombiano porque lo necessito muitissimo.