domingo, 2 de janeiro de 2011

Primeiro Pôr-do-Sol

É o meu complexo "Petit Prince": não perder um pôr-do-sol. Só que eu tenho de me contentar com um por dia e, "ele há dias", em que nem se dá por ele, por razões que desconheço. Nesses dias, o escuro da noite cai, aparentemente, sem mais explicações.
Ou talvez seja apenas para cumprir o movimento de rotaçã: a voltinha inteira que a terra tem de dar. Essas coisas das Ciências nunca foram do meu conhecimento profundo! Eu prefiro acreditar que o Sol é um Rei e que manda nas Estrelas todas e há dias em que não lhe apetece "dar espectáculo".
Razão tinham os egípcios que, pelo sim pelo não, lhe prestaram culto e o elevaram à categoria dos deuses. Rá, chamavam-lhe assim!O primeiro dia do ano reveste-se de muitos simbolismos. Parece que neste dia tudo é possível recomeçar do ponto de partida. Por muito que saibamos que , tal como o sol a descer sobre a terra, sobre o rio,tudo isto é emoção e ilusão, não deixamos de sentir e, pelo menos eu, não deixo de experimentar alguma vontade em fazer tudo certo, como se nos pudéssemos despejar dos erros num contentor da rua, de cor ainda não determinada. Não tem nome mas, de acordo com a lógica dos contentores do lixo, pode vir a chamar-se "Errão".
No entanto, a pedagogia do erro é qualquer coisa que se apregoa, mas tenho para mim que só se verifica em contexto académico e muita da teoria se fica por isso mesmo: teoria. Richard Bach falava a certa altura, no seu Manual do Salvador, na reivindicação dos erros. Eu reivindico os meus porque me pertencem, mas não sei se me orgulho muito em fazê-lo.
Inseguranças, dúvidas... Quem as não tem?

11 comentários:

Lina Querubim disse...

Lindo o primeiro Pôr-do-Sol, tens sempre paisagens lindas da tua casa ;o) desejo que vejam muitos mais assim como Pôr-do-Sol junto de quem amas!! Beijokas

Lina Querubim disse...

a segunda parte era NASCER DO SOL aiiiiiiiii hoje para variar só faço porcaria :o)

Nela disse...

A reivindicação dos erros é uma temática complicada. Eu também os reivindico porque são meus; também não sei se me orgulho muito em o fazer e também tenho o meu errão. Inexplicavelmente, parece que está dentro de mim. Penso que a ideia inicial não era essa... Hehehehe

IsaLenca disse...

Acho positivo começarem o ano a reinvidicar....não somos perfeitas...e ainda bem!
E entrar num novo ano com um novo nascer do sol é meio caminho andado para podermos descortiná-lo mesmo que nuvens cinzentas queiram aparecer.

Bjs

IC disse...

Lindo Pôr-do-Sol, Madalena! Mas devias ter posto em 31 de Dezembro. O que te venho desejar é que o 1º dia do Novo Ano tenha sido um lindo Nascer-do-Sol e que este se repita em todos os outros dias - desejo para ti, Jorge e todos os teus.
E desculpa eu andar tão pouco assídua na blogosfera.
Muitos beijinhos

Nela disse...

Muitos parabéns, Madalena!
Um dia muito feliz e com muita saúdeeeeeeeeeeeee!

Beijinhos

Natália Fera disse...

Hoje é um dia muito especial...
Hoje é o teu aniversário
Um dia em que dás mais um passo

Para novos caminhos e conquistas,
Um dia marcante no teu coração.
Quero que saibas que és
uma boa parte da minha vida
A parte de alegrias.

Já me ajudas-te a sorrir
E hoje desejo não só um sorriso teu
Mas um grito de felicidade.

Desejo que
Ainda dês muitos passos
E conquistes os teus objectivos,
Pois capacidade para isso
Não te falta.

E que tenhas sempre
A felicidade no teu olhar
Não só neste dia
Mas em toda a tua vida.

E é com todo o carinho e sinceridade
Que eu te digo:

Parabéns Minha Querida Amiga!!!

Beijinhos Madalena.

IO disse...

E aqui, também, PARABÉNS MAD'!!,
IO, a 6 de Janeio.

miguel disse...

parabéns (atrasaditos), Madalena. muitos beijinhos. é sempre tão bom ter a tua companhia

Madalena disse...

Aos que deixaram aqui mais uma mensagem de parabéns, muito, muito obrigada. Beijinhossss

Unknown disse...

Muito bonito, querida Formiguinha!