sábado, 25 de junho de 2011

A minha nação primeira!

A dimensão de uma nação não se mede em quilómetros quadrados. Mede-se anos de liberdade. Mede-se em toneladas de coragem para enfrentar um destino sem asas protectoras.
Moçambique é uma nação livre há 36 anos. Junte-se-lhe os anos de luta e a vontade do povo e Moçambique é maior do que o mapa à beira Índico levantado!
Para mim, esta nação mede-se também em memórias que ficaram para sempre com um rótulo que diz "Fabricado/a em Moçambique".
E estas minhas memórias banham-se nesse mar que eu via da varanda da minha casa. E passeiam-se no trajecto dos machibombos, ao longo de avenidas modernas e rasgadamente promissoras em relação ao crescimento da cidade das acácias.
As minhas memórias, embora riscadas e com outros sinais exteriores de idade, levantam-se todos os dias comigo e dormem lindos sonhos de um reabraço aos meus lugares...

2 comentários:

Maria disse...

A vontade de um povo é sempre maior do que o território que o país ocupa! Muito maior!

Beijinho, Madalena.
(quando apareces por aqui?)

Graça Pereira disse...

" Onde todos os caminhos se cruzam e a Zambézia se abraça" - MOCUBA
Afinal, és zambeziana como eu e...fiquei feliz por ver que as nossas raízes nasceram juntas no berço de uma nação que procurou o seu caminho!
Mil beijos
Graça