quinta-feira, 20 de junho de 2013

Opinionismo!

Alberto Gonçalves, "opinionista" do Diário de Notícias, escreveu há dias, a propósito da greve dos professores, um artigo com o título "Ninguém ensina os professores?". Não é pelo título que me sinto ofendida. É pelo conteúdo que considero ofensivo, cheio de insinuações que constituem um grave insulto a quem fez desta profissão uma vida como muitos dos que vão ler o artigo de opinião. 
E tudo isto por causa dos públicos testemunhos de alguns notáveis da nossa sociedade dita civil, não-professores e sem qualquer ligação directa à profissão, vilipendiando os  cidadãos livres  que exercem, com a mesma liberdade do jornalista, o seu direito de dizer, escrever, falar sobre a causa dos professores. 
( O meu agradecimento a estes!) 
Tenta rebaixá-los, tratando-os por "filhotes de....", e, pior ainda, apelidando este apoio de "sabujismo".
(Repugnante!)
Este senhor ultrapassa o sentido da dignidade humana e da dignidade profissional dos professores. Diz que levou reguadas, por causa das contas, e que quem o ensinou a ler e a escrever foram os pais e os avós. 
Isto só prova que a condição de professor é transversal à relação entre quem ensina e quem aprende e que isso dignifica quem põe o gosto e o saber, dia após dia, ano após ano, ao serviço de um outro, o aluno? 
Pena que ninguém o tenha ensinado a "ser". É algo que a que os professores também dão muita atenção porque não queremos alunos que se possam confundir com sacos de conhecimentos. Queremos pessoas inteiras que trabalham, elas mesmo, à luz da sua individualidade, os conhecimentos que adquirem.
Mas a maior revolta que eu senti foi ao ler o que diz sobre a tarefa de vigiar exames que poderia ficar a cargo de uma máquina ou de um qualquer funcionário da escola, remunerado com salário mínimo. Que desrespeito! Que insensibilidade!
É este pensamento que domina os poderosos! 
Se fosse um filho meu ou um dos meus alunos a escrever este artigo eu estaria muito mais infeliz. 
Felizmente, não é! 
Podem lê-lo aqui





Sem comentários: