terça-feira, 2 de setembro de 2008

Regresso à escola

A teoria sempre é um começo. Pelo menos serve para dar forma a uma determinada organização de ideias que, postas em prática, poderão dar bons resultados.
Fui à procura e encontrei aqui um conjunto de "dicas" para iniciar bem um ano lectivo.
Fala da importância do primeiro dia de aulas. A minha experiência de professora, mãe e até aluna leva-me a concordar. No entanto, não devemos ceder a mais uma ditadura de pensamento. Se o primeiro dia não correr tão bem como seria desejável, há que tentar o segundo e os que vêm a seguir. Não podemos ficar reféns de um momento! As empatias gerem-se,e geram-se!; mas não de modo instantâneo e rápido. E mais vale demorar um pouco mais do que compromoter o sucesso num contra-relógio.
No meu entender, a "dica" mais importante é a que se refere à Regras da Sala de Aula. Há situações que devem ser explicitadas logo no primeiro momento, nomeadamente as que se prendem com atitudes que vão sempre ter ao respeito pelo "outro". É uma questão de cidadania e um dos deveres da Escola é, sem dúvida, formar em cada aluno a consciência de Cidadão!

4 comentários:

eduardo disse...

Passei por aqui para saber como começas o novo ano lectivo.

Como sempre, desejo-te sucesso.
Com uma beijoka à mistura deste mancebo velho que já não aprende línguas nem cicatriza as emoções.

Cá irei vindo.

Nelson Reprezas disse...

Madalena, o que é que aconteceu aos blogs da Chuinga?????

IC disse...

Madalena
Acho que ainda não te desejei um bom (re)começo (mas tu sabes que desejo :) ). Um bom e feliz ano lectivo para ti!
Muitos beijinhos

Unknown disse...

Ser professora é...uma alegria imensa que enternece os olhos ávidos...é ser um só...com tantas questões, dúvidas e orgulhos...Só quem o é por gosto real, consegue compreender!